Fechar
GP1

Brasil

Uespi realiza concurso público para preenchimento de 146 vagas para professor

Concurso para o preenchimento de 146 vagas do quadro de professor efetivo do Magistério Superior.

A magnífica reitora da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, professora Valéria Madeira, afirmou, nesta quarta-feira (24), que a Universidade vai realizar, ainda neste semestre, concurso para o preenchimento de 146 vagas do quadro de professor efetivo do Magistério Superior da Instituição. “Os detalhes e regras da seleção serão definidos pelo Conselho Universitário, que também distribuirá as vagas pelos campi de Teresina e interior do Estado. Cursos, que passarão por processo de reconhecimento, em 2009, e que possuem menos de 50% do quadro efetivo, terão prioridade”, informou a reitora.

Segundo a professora Valéria Madeira, a Comissão que coordenará as atividades do Concurso Público já está em processo de formação. O Concurso será composto de três fases: prova escrita, prova didática e prova de títulos. “Queremos executar e finalizar toda a seleção ainda em 2008 ou em meados de 2009, tendo em vista que já projetamos contar com os aprovados para o primeiro semestre letivo de 2009”, afirmou a reitora que ressaltou, ainda, ser este concurso o 4 realizado pela atual gestão da UESPI.

A realização de Concurso Público é uma das políticas da atual gestão da UESPI. Desde que assumiu a direção da Universidade, a Administração Superior realizou três concursos públicos com 110, 219 e 143 vagas, respectivamente, triplicando o número de professores efetivos, que era apenas 152, em 2003. “Este será o quarto concurso que vamos realizar. Estamos trabalhando para efetivar o quadro de professores e, com isso, melhorar ainda mais a qualidade do ensino, pesquisa e extensão universitária”, pontuou a professora Valéria Madeira.

Além da entrada de mestres e doutores por meio de concursos públicos, a Universidade tem promovido a qualificação de seus docentes. Hoje, 103 profissionais estão fazendo Doutorado e Mestrado, dos quais 35 têm bolsa, sendo que 22 ofertadas pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí – FAPEPI, a pedido da Administração Superior, e 13 concedidas pelo Ministério da Educação.

“Contar com mais doutores e mestres, no quadro efetivo, possibilitará a implantação de cursos de Mestrados e Doutorados institucionais na Universidade”, enfatizou a reitora.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.