Fechar
GP1

Piauí

UESPI/PARFOR elabora plano de trabalho para o quadriênio 2011-2014

Assim é possível concretizar a política nacional do PARFOR por meio de planos estratégicos e mensuráveis com vistas a melhorar a educação proposta pelo Plataforma Freire.

O Plano Nacional de Formação Básica Plataforma Freire – PARFOR, organizado e fomentado no âmbito do Ministério da Educação e tendo como agente financiadora a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), promoveu encontro com a Administração Superior da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) para tratar do programa para construção do novo Plano de Trabalho para o quadriênio 2011/2014 (PTA).

O programa prevê a formação da 1° licenciatura (para os que não possuem formação superior), 2ª licenciatura (professores que atuam em áreas diferentes de sua formação) e formação continuada (lato sensu e scrito sensu), tendo como agentes executores no Estado do Piauí a UESPI, UFPI e IFPI que visam proporcionar a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da rede pública de educação básica em níveis estadual e municipal.

O Plano de Trabalho é uma projeção orçamentária e operacional do Plano Nacional de Formação de Professores, planejando os custeios e os objetivos que o programa vai utilizar até 2014. O plano tem como estratégia de ação a proposição de desenho curricular adequado à formação docente e fiscalização da execução das disciplinas; adequação dos cursos de licenciatura almejando atenção aos parâmetros curriculares nacionais; priorizar atendimento nas regiões onde apenas a UESPI está presente; ofertar cursos de formação continuada em regiões onde não se formam turmas nos cursos de 1ª e 2ª licenciaturas; ofertar licenciaturas em áreas com baixa quantidade de professores qualificados; agilizar o projeto político-pedagógico dos cursos, entre outros.

Assim é possível concretizar a política nacional do PARFOR por meio de planos estratégicos e mensuráveis com vistas a melhorar a educação proposta pelo Plataforma Freire.

Hoje dentre as agências participantes, o PARFOR executado pela Universidade Estadual do Piauí supera as outras agências (UFPI e IFPI), pois isso se concretiza pela abrangência que a Universidade tem no Estado e pelo know-how (saber fazer) adquirido pela sua experiência com os cursos em Período Especial.

No primeiro ano de atuação, o PARFOR/UESPI matriculou 931 alunos, um número bem superior em comparação a UFPI, que matriculou 180, e o IFPI com 18 alunos na turma de Licenciatura Plena Matemática. No Piauí, os campi de maior atuação do PARFOR/UESPI estão em Teresina (com 11 turmas); Barras (5 turmas), Valença (3 turmas), Uruçuí e Picos (3 turmas em cada cidade), totalizando 65 turmas em funcionamento com 2.219 alunos matriculados, com uma média por semestre de 325 professores distribuídos em 21 municípios atendidos.

Os cursos mais procurados são Licenciatura Plena em Pedagogia (739 alunos), Geografia (410), Educação Física (285), História (178), Matemática (118), Computação (110), Letras/Português (50), Letras/Inglês(39) e Química (39).

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.