Fechar
GP1

Piauí

UFPI representa o Nordeste em parceria com Instituto de Estudos Europeus

Para o reitor Luiz Júnior, a parceria acadêmica com outros países é importante para o fortalecimento e competitividade da UFPI.

A Universidade Federal do Piauí foi escolhida como a representante da região Nordeste para parceria no Instituto de Estudos Europeus (IEE – BR), coordenado pela Universidade de São Paulo. O objetivo do Instituto é fortalecer as relações acadêmicas entre o Brasil e Europa, criando cursos de pós-graduação e incentivo para a promoção de seminários e workshops.

Para o reitor Luiz Júnior, a parceria acadêmica com outros países é importante para o fortalecimento e competitividade da UFPI. "A internacionalização é a nossa quarta missão. Além do ensino, pesquisa e extensão, ela é uma prioridade no mundo acadêmico atual e a UFPI tem crescido muito nesse setor sobretudo nos últimos dois anos", destaca.

A parceria, firmada até dezembro de 2013. com com a participações das universidades: Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Universidade Federal de Goiás - UFG, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e Universidade Federal do Pará - UFPA. Há também universidades europeias associadas: Ecole Nationale d’Administration – ENA (França), Universidade do Porto – UP (Portugal), Universitè Libre de Bruxelles – ULB (Bélgica), Brunel University (Inglaterra), Università egli di Roma La Sapienza – UNIROMA1 (Itália), Karlstads Universitet (Suécia), Freie Universität Berlin – FU (Alemanha).

O consórcio IEE- BR possui representantes em todas as regiões do Brasil buscando uma maior integração entre elas e possibilitando um enfrentamento das questões de desigualdades regionais. O Instituto é financiado pela Comissão Europeia e União Europeia.

“É uma honra para a UFPI participar deste projeto que teve um convite inicial feito ao professor Arimatéia Lopes, pró-reitor da PROPLAN. O Instituto de Estudos Europeus tem como objetivo fomentar as relações acadêmicas entre o Brasil e Europa, criando cursos de Especialização e posteriormente até mesmo um Doutorado e incentivando ainda a promoção de seminários e workshops”, afirma Érica Fontes - Assessora Internacional e representante da UFPI no encontro.

Para a avaliação deste projeto serão realizadas reuniões trimestrais entre os parceiros brasileiros e semestrais entre todos os membros, além de relatórios periódicos que serão entregues à Comissão Européia.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.