Fechar
GP1

Brasil

Um terço das crianças mais pobres do Brasil está fora da creche

Segundo o Plano Nacional de Educação (PNE) aprovado em 2014 o país tem dez anos para ter 50% das crianças matriculadas em creche.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (BGE) divulgou o resultado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), que mostra que 33,9% das crianças até os 3 anos de idade que pertencem à faixa dos 20% da população com a renda per capita mais baixa do país estão fora da creche por falta de vaga ou falta de unidade próxima. Para as crianças com renda mais alta o problema atinge apenas 6,9%.

  • Foto: Divulgação Um terço das crianças mais pobres do Brasil está fora da crecheUm terço das crianças mais pobres do Brasil está fora da creche

A coordenadora da pesquisa, Marina Água, afirmou que existe “uma associação muito forte” entre a renda e a escolaridade. “É uma associação de mão dupla: você não sabe se a renda explica o acesso à escola, ou se o acesso à escola explica a renda”, disse em entrevista ao G1.

Mesmo sem ser obrigado matricular o filho menor de 3 anos em creches, o Plano Nacional de Educação (PNE) diz que o Brasil precisa garantir que 50% da população entre 0 e 3 anos esteja matriculada em creche até 2024. O plano foi aprovado em 2014 e tem duração de dez anos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.