Fechar
GP1

Piauí

UNICEF realiza formação de gestores e técnicos em saúde no Piauí

A formação segue em Teresina, nesta quinta-feira (17), e acontecerá em Oeiras, na sexta-feira (18).

A melhoria de políticas públicas de saúde para crianças e adolescentes piauienses é o foco da agenda entre gestores e técnicos municipais de saúde com equipes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e parceiros locais. Os encontros de formação acontecem desta quarta (16) a sexta-feira (18), envolvendo 182 municípios do Piauí, como parte da iniciativa Selo UNICEF. Neste primeiro dia, cerca de 40 municípios estiveram presentes. A formação segue em Teresina, nesta quinta-feira (17), e acontecerá em Oeiras, na sexta-feira (18).

A especialista em saúde e HIV do UNICEF, Jane Santos, esclarece que a valorização da primeira infância, iniciativas de prevenção da desnutrição ou peso alto em meninas e meninos e de garantia de direitos sexuais e reprodutivos, garantindo a atenção integral à saúde de adolescentes, são alguns dos temas discutidos ao longo dos encontros. "Ficamos muito felizes com a participação dos municípios, que demonstraram toda a atenção e importância ao tema com a presença massiva de gestores das áreas de saúde, educação e assistência social", destaca, Jane.

  • Foto: Divulgação/AscomUNICEF realiza formação de gestores e técnicos em saúdeUNICEF realiza formação de gestores e técnicos em saúde

"Os materiais disponibilizados são muito produtivos e podemos repassar nos municípios, multiplicando as boas práticas", disse, a gestora de saúde do município de Barra D'Alcântara, Gicely de Amorim, uma das participantes. Após as explanações, os participantes foram divididos em grupos para discutir estudos de caso e elaborar estratégias para melhorar as políticas públicas.

  • Foto: Divulgação/AscomUNICEF realiza formação de gestores e técnicos em saúdeUNICEF realiza formação de gestores e técnicos em saúde

Estratégias para interiorização de crianças e adolescentes migrantes também fazem parte da agenda, visando preparar os municípios caso recebam algum grupo de migrantes. O Piauí é um dos 18 estados com municípios participantes do Selo UNICEF – são 1.924 municípios na atual edição (2017-2020), distribuídos na Amazônia e no Semiárido. Os gestores municipais participantes assumiram, junto ao UNICEF, o compromisso de implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Confira dados do Piauí e do Brasil:

· No Brasil, 360 mil crianças foram notificadas como peso alto, em 2018, correspondendo a 7,5% das meninas e meninos com menos de 5 anos em todo país e 6,3% das crianças no Piauí (Sisvan)
· 4,1% das crianças menores de 5 anos tinham registro de peso baixo para a idade, em 2018, no Brasil, equivalente a quase 196 mil meninas e meninos. No Piauí, esse índice foi de 4,3% (Sisvan)
· Dos 2,8 milhões de nascidos vivos em todo Brasil, em 2017, 450 mil bebês (16%) nasceram de mães com idades entre 15 e 19 anos e quase 22 mil (0,8%) de meninas com 10 a 14 anos. No Piauí, os índices são de, respectivamente, de 19,3% e de 1,1%, somando quase 10 mil bebês (Sinasc)
· 89% das gestantes com sífilis realizaram tratamento adequado, em 2018, no Brasil. No Piauí, a taxa foi de 90,8% (MS)
· A taxa de crianças de 1 ano com cobertura adequada para a tríplice viral D1, em 2018, foi de 91% no Brasil. No Piauí, o índice foi de 86% (MS)
· 84% dos 35.506 óbitos infantis ocorridos no Brasil, em 2017, foram investigados. No Piauí, esse índice chegou a 87%, correspondendo a 657 meninas e meninos (SIM-Datasus)

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.