Esperantina - PI

Unidades de Saúde recebem ações da campanha Agosto Dourado em Esperantina

A primeira ação foi realizada na UBS Mundo Novo, nesta terça-feira (13).

Com o intuito de incentivar o aleitamento materno, a Prefeitura de Esperantina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza uma série de atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), em alusão à campanha Agosto Dourado. A primeira ação foi realizada na UBS Mundo Novo, nesta terça-feira (13). Outras 13 localidades serão contempladas com atividades neste mês.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Elizângela Amorim, a campanha pretende conscientizar sobre a importância do leite materno. “Essa é uma campanha de incentivo à amamentação exclusiva do leite materno. É o primeiro alimento da nossa vida, é através dele que o corpo se desenvolve e é fortalecido para que as mais variadas doenças sejam prevenidas”, comenta.

  • Foto: Divulgação/AscomCampanha Agosto Dourado em EsperantinaCampanha Agosto Dourado em Esperantina

Elizângela comemorara o pontapé inicial da campanha na UBS do Mundo Novo. De acordo com a secretária, a equipe da Estratégia de Saúde acolheu com carrinho as gestantes e puérperas para o momento de troca de informações com os profissionais da saúde.

“Foi um belo momento de integração. As atividades continuarão durante todo o mês. Em cada UBS serão realizadas palestras voltadas para gestantes e puérperas sobre a importância do aleitamento materno exclusivo. As palestras são ministradas pelos médicos, enfermeiros e nutricionistas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)”, esclarece a secretária de Saúde de Esperantina.

O “Agosto Dourado” simboliza uma campanha social pela maior consciência, não apenas das mamães, como dos papais, quanto a importância do leite materno na alimentação dos primeiros anos de vida dos bebês. O nome foi escolhido porque a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o leite materno como o “alimento de ouro”. Para a mulher, também há benefícios, como a redução das chances de câncer de mama e ovário, prevenção de anemia, aumento da segurança acerca da maternidade e o favorecimento do emagrecimento.

Mais conteúdo sobre: