Fechar
GP1

Teresina - Piauí

UNIFSA realiza II Congresso de Direito do Trabalho

O evento teve a participação de dezenas de alunos no auditório Clóvis Melo, além de contar com a palestra do Professor e Dr. em Direito, Gilberto Stürmer.

Alef Leão/GP1 1 / 8 Ailana Nascimento Ailana Nascimento
Alef Leão/GP1 2 / 8 Palestrante durante evento Palestrante durante evento
Alef Leão/GP1 3 / 8 Vários alunos participaram Vários alunos participaram
Alef Leão/GP1 4 / 8 Professor de Direito, Gilberto Stürmer Professor de Direito, Gilberto Stürmer
Alef Leão/GP1 5 / 8 Auditório do Instituto Santo Agostinho é palco da Palestra sobre Liberdade Sindical e novas Tecnologias Auditório do Instituto Santo Agostinho é palco da Palestra sobre Liberdade Sindical e novas Tecnologias
Alef Leão/GP1 6 / 8 Palestra sobre Liberdade Sindical e novas Tecnologias Palestra sobre Liberdade Sindical e novas Tecnologias
Alef Leão/GP1 7 / 8 Palestra ocorre no Instituto Santo Agostinho Palestra ocorre no Instituto Santo Agostinho
Alef Leão/GP1 8 / 8 Alunos durante palestra Alunos durante palestra

O Centro Universitário Santo Agostinho, através da coordenação do curso de Direito, realizou na manhã desta quinta-feira, o II Congresso de Direito do Trabalho UNIFSA. O evento teve a participação de dezenas de alunos no auditório Clóvis Melo, além de contar com a palestra do Professor e doutor em Direito, Gilberto Stürmer.

Em entrevista ao GP1, Stümer falou sobre a importância do evento e do tema para os profissionais e para os alunos de graduação, além de expressar enorme satisfação pelo número de pessoas presentes no evento. “Eu acho fundamental esses eventos dessa natureza sejam feitos com profissionais, com alunos de graduação. E mais uma vez eu parabenizo a Santo Agostinho, porque, como eu disse lá no início, para nós professores ver um auditório lotado de pessoas interessadas nas questões atuais é uma alegria, uma satisfação”, comentou.

Quando questionado sobre os desafios que o direito trabalhista enfrenta diante das novas tecnologias, o professor explica que isso é uma questão de adaptação que deve ser resolvida ao longo do tempo.

“Essa é uma questão de adaptação da modernidade. Cada vez menos empregabilidade, mas trabalhabilidade. Eles vão de alguma forma, em algum momento, ter alguma proteção, mas não vai ser a mesma proteção do empregado do regime CLT. Precisa ter proteção previdenciária, enfim, porque esse tipo de trabalho é o que a Europa já está falando no para-subordinado, o autônomo com uma condição de direito superior ao autônomo comum mais inferior ao empregado. Quer dizer, isso é uma adaptação que estamos aos poucos buscando aqui no nosso ordenamento, no mundo do trabalho em geral. Todo mundo, não só no Brasil. O Brasil corre um pouco atrás, sempre”, explicou.

Já para Ailana Nascimento, aluna do 7° período do curso de direito da FSA, o evento, além de importante, ajuda a simplificar certos temos com um fácil aprendizado. “Eu acho bem importante esse tipo de evento, porque, como aluna de direito, a gente passa cinco anos estudando, livros, leis. E eventos desse tipo nos dão uma oportunidade de expandir um pouco mais de ver o direito aplicado”, finalizou.

Programação para amanhã

01/11/19

09:30 às 10:30 – Palestra: “Teletrabalho e seus impactos nas relações de emprego” (Profa. Cristiane Adad – Professora e Auditora Fiscal do Trabalho)

10:30 às 11:30 – Palestra: “O futuro do emprego ante as inovações tecnológicas” (Dra. Thania Maria Bastos Lima Ferro – Juíza do Trabalho)

11:30 às 12:30 – Palestra: “Hermenêutica e jurisdição constitucional trabalhista pós-reforma e os novos desafios diante das novas tecnologias” (Dr. João Luiz Rocha do Nascimento – Professor da UESPI e Juiz do Trabalho)

12:30 às 14:30 – Intervalo para almoço

14:30 às 15:30 – Palestra: “Prestação de serviço de natureza intelectual, científico, artístico e cultural sem vínculo de emprego” (Des. Francisco Meton Marques de Lima – Professor da UFPI e Desembargador do TRT22)

15:30 às 16:30 – Palestra: “Gratuidade da justiça após a reforma trabalhista: uma análise sobre sua constitucionalidade” (Prof. Vicente Resende – Advogado e Professor do UNIFSA)

16:30 às 17:30 – Enceramento – Palestra: “O que há de novo em direito do trabalho” (Prof. Raphael Miziara – Professor e autor de diversas obras jurídicas)

17:30 às 18:30 – Momento cultural

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.