Fechar
GP1

Piripiri - Piauí

UPA de Piripiri continua fechada após inauguração em 2012

O posto de saúde que deveria atender 23 cidades vizinhas está até hoje sem receber nenhum paciente.

Clemilton/ Clique Piripiri 1 / 7 Fiação exposta na UPA de Piripiri Fiação exposta na UPA de Piripiri
Clemilton/ Clique Piripiri 2 / 7 UPA fechada há quatro anos após inauguração UPA fechada há quatro anos após inauguração
Clemilton/ Clique Piripiri 3 / 7 Paredes rachadas na UPA de Piripiri Paredes rachadas na UPA de Piripiri
Clemilton/ Clique Piripiri 4 / 7 UPA de Piripiri não foi inaugurada UPA de Piripiri não foi inaugurada
Clemilton/ Clique Piripiri 5 / 7 Aparelhos sem uso na UPA de Piripiri Aparelhos sem uso na UPA de Piripiri
Clemilton/ Clique Piripiri 6 / 7 Equipamentos se deteriorando na UPA de Piripiri Equipamentos se deteriorando na UPA de Piripiri
Clemilton/ Clique Piripiri 7 / 7 UPA de Piripiri UPA de Piripiri

Implantada em 2012, na gestão do ex-prefeito Luiz Menezes, eleito para administrar novamente a cidade, a partir de 2017, a Unidade de Pronto Atendimento – UPA – do município de Piripiri, continua fechada e não foi inaugurada. O posto de saúde que deveria atender 23 cidades vizinhas está até hoje sem receber nenhum paciente, após quatro anos da gestão de Odival Andrade. 

Para Luiz Menezes, a UPA beneficiaria inúmeras pessoas na região. “Infelizmente quem perde com a politicagem é a população, que hoje poderia usufruir da UPA, e desafogar os hospitais de Teresina”, destacou.

  • Foto: Facebook/ Luiz MenezesLuiz MenezesLuiz Menezes

A unidade foi reinaugurada no dia 04 de Julho deste ano e chegou a ser divulgada na programação da cidade que iria funcionar, o que não aconteceu. Entre os inúmeros problemas em que o prédio se encontra são paredes rachadas, energia cortada, fiação exposta, portas quebradas, cupins na paredes e equipamentos deteriorados.

Outro lado

Procurado na manhã dessa sexta-feira (04), o prefeito Odival Andrade, afirmou que a UPA de Piripiri é um elefante branco, criado por Luiz Menezes. “A UPA de Piripiri foi uma obra cara para ser construída, mas que nunca foi concluída. Foram R$ 2,6 milhões de reais jogados no mato. Isso porque houve desvio de verbas de mais de 420 milhões de reais, comprovados pelo Ministério da Saúde e pelo Tribunal de Contas, na época do então prefeito [Luiz Menezes]. Não estou dizendo que ele roubou, mas cadê esse dinheiro? Ele colocou uma placa de inauguração sem está pronta”, declarou.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Prefeito de Piripiri Odival Andrade Prefeito de Piripiri Odival Andrade

Odival ressaltou ainda que não conseguiu avançar as obras pela situação de inadimplência resultante da comprovação de desvios de recursos. “Ainda falta muita coisa, a parte hidráulica, elétrica, instalação de gás, legalização, mas o Ministério Público não autoriza por causa da inadimplência deixada por ele [Luiz Menezes]. No ano passado, eu consegui adquirir um milhão de reais de equipamento, por meio de emenda do deputado federal Assis Carvalho, mas que infelizmente está parado. Essa UPA era para atender 23 municípios, mas passou de Tipo 3 para Tipo 1, para atender só a população de Piripiri, para ver se dava certo abrir. Eu duvido que ele abra nesses próximos quatro anos”, frisou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.