Fechar
GP1

Política

Uruçuí no Piauí vai ganhar núcleo de pesquisa da Embrapa

Segundo a deputada o que se constata na verdade é que o cerrado do sudoeste piauiense possui um ecossistema diferenciado das demais.

A Assembléia Legislativa aprovou requerimento da deputada Ana Paula (PMDB) visando instalar no município de Uruçuí um núcleo de pesquisa da Embrapa para atender a toda região cerrado. O expediente aprovado por unanimidade será encaminhado ao diretor geral da Embrapa, Hoston Tomás Santos do Nascimento.

Entre as justificativas da deputada para a apresentação do requerimento está o fato de que desde 1980 produtores pioneiros iniciaram no município de Uruçuí o desbravamento dos cerrados piauiense com a introdução de arroz sequeiro, utilizando tecnologia assimilada do município de Balsas no Maranhão.

Segundo a deputada o que se constata na verdade é que o cerrado do sudoeste piauiense possui um ecossistema diferenciado das demais regiões do Brasil e do próprio Piauí, com precipitação pluviométrica, luminosidade, acidez do solo, flora, fauna e topografia peculiares.

O núcleo a ser instalado em Uruçuí poderá atuar em três vertentes. uma pesquisando o aproveitamento racional de frutos nativos do cerrado tais como a faveira, o pequi, a cagaita, o buriti e posteriormente o plantio racional dessas arvores. outra vertente, direcionada à introdução de culturas como as comprovadamente viáveis, a exemplo do arroz, milho, soja,algodão e outras a serem testadas como girassol, sisal, abacaxi e cana de açúcar, só para exemplificar. Finalmente, a terceira vertente voltada para a pecuária, na área de ovinocaprinocultura, avicultura e pecuária leiteira em virtude da existência de insumos (matéria prima) na própria região. Além do mais as próprias condições naturais da região por si só favorecem a implantação desses tipos de cultura.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.