Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Vacinação contra raiva acontece hoje nas zonas sul e sudeste de Teresina

De acordo com a Fundação Municipal de Saúde, Teresina superou a meta da primeira etapa da campanha, que aconteceu no último sábado (28), nas zonas norte e Centro.

Acontece neste sábado (05) a segunda etapa de vacinação contra a raiva em cães e gatos nas zonas sul e sudeste da capital. De acordo com a Fundação Municipal de Saúde, Teresina superou a meta da primeira etapa da campanha, que aconteceu no último sábado (28), nas zonas norte e Centro.

Veja aqui os locais de vacinação

“Nós chamamos todas as pessoas responsáveis por cães e gatos das zonas sul e sudeste para que se dirijam a um posto de vacinação próximo a sua residência para que esses animais sejam vacinados. A partir dos três meses de idade os animais já podem receber a vacina”, diz Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da FMS.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Cachorro sendo vacinadoCachorro sendo vacinado

Importância da vacinação

A vacina é a única forma de prevenção contra a doença. Ela é segura e gratuita, constituída por vírus atenuado, 2% de tecido nervoso e conservantes a base de fenol e timerosol. A vacina protege, além do animal, os seres humanos que convivem com eles.

Doença da raiva

A raiva é uma zoonose, ou seja, é transmitida do animal para o homem. Tem uma alta taxa de mortalidade, chegando a alcançar quase 100%. O homem é um hospedeiro acidental na cadeia infecciosa, como o são, até certo ponto, os animais domésticos (cão e gato), sendo o grande reservatório natural representado por animais silvestres.

Esse vírus é transmitido através de mordidas e arranhaduras de mamíferos já contaminados. Na maioria dos casos a transmissão ocorre através de cães e gatos, tanto porque são animais de companhia que possuem maior convívio com os humanos. Porém, além do cão e do gato, outros animais contaminados também podem transmitir, como os furões, raposas, coiotes, guaxinins, gambás e morcegos.

O último caso de raiva em ser humano em Teresina foi em 1986. O último caso de raiva canina foi em 2011 em um cão proveniente do interior do Estado, cujo proprietário é residente de Teresina.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.