Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Vacinação contra sarampo é prorrogada até 31 de agosto em Teresina

O público alvo da campanha de vacinação é de 20 até 49 anos.

A Prefeitura de Teresina informou nesta terça-feira (14) que a campanha de vacinação contra o sarampo foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até o dia 31 de agosto deste ano para o público alvo de 20 a 49 anos. Até junho de 2020, apenas 2,8% desse público (2,5 milhões de pessoas) recebeu a vacina no país.

A circulação ativa do vírus do Sarampo atualmente está presente em vários estados do Brasil, sendo que no decorrer do ano de 2020, o país registrou cinco óbitos por Sarampo no Pará, Rio de Janeiro e São Paulo. Crianças de 1 ano de vida até adultos com 29 anos devem ter duas doses da vacina contra sarampo (vacina tríplice viral ou tetra viral) comprovadas no cartão de vacinação.

  • Foto: Divulgação/AscomVacinação contra o sarampoVacinação contra o sarampo

De acordo com a Fundação Municipal da Saúde (FMS), caso tenham somente uma dose da vacina, devem completar o esquema com mais uma dose da vacina Tríplice Viral. Caso a pessoa não tenha nenhuma dose, deve realizar as duas doses da vacina Tríplice Viral. Pessoas entre 30 e 49 anos precisam ter apenas uma dose da vacina tríplice viral registrada no cartão de vacinação. Caso não tenham essa dose registrada no cartão de vacinação, ou não tenham tomado uma dose da vacina, ela deve ser realizada.

Pessoas acima de 50 anos devem ter uma dose da vacina contra o Sarampo. Caso não tenham uma dose da vacina de sarampo e tenham entrado em contato com caso confirmado ou suspeito, devem receber uma dose da vacina tríplice viral.

No ano de 2019 o Ministério da Saúde implementou a dose zero para crianças a partir de seis meses de idade até 11 meses e 29 dias. Essa vacina não entra no esquema de rotina de imunização, devendo a criança tomar a 1ª dose da tríplice viral aos 12 meses e dar sequência ao calendário de imunização, conforme preconiza o Ministério da Saúde.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais de 4 mil pessoas foram imunizadas contra o sarampo em Teresina

Dia D de vacinação contra o sarampo mobiliza 42 mil postos no Brasil

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.