Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Venda de smartphones caiu 16% no Brasil no ano de 2016

Foram vendidos 43 milhões de celulares inteligentes no país ano passado.

Segundo dados da consultoria Gartner, o mercado brasileiro de smartphones teve mais uma queda nas vendas no ano de 2016. O setor teve queda de 16% no ano passado, vendendo ao todo 43,4 milhões de unidades. Em 2015, foram 50,2 milhões de smartphones comercializados.

De acordo com informações do Estadão, essa diminuição nas vendas reflete o momento econômico de 2016 afetado pela crise econômica e pela desvalorização do real frente ao dólar, no qual as empresas apostam em aparelhos mais robustos, com melhores margens de lucro, e deixam de lado o segmento de entrada, com maior volume de rendas. No entanto, os consumidores, com menos dinheiro no bolso, escolheram aparelhos mais baratos.

  • Foto: DivulgaçãoSmartphoneSmartphone

O levantamento mostro também as fatias de mercado de cada empresa no Brasil. A Samsung liderou mais uma vez as vendas de smartphones, mantendo sua fatia de mercado com 38,2%, com 16,6 milhões de unidades vendidas. A Lenovo e a LG ficaram na segunda e terceira posições, respectivamente.

A Apple também cresceu bastante, em quinto lugar, A companhia saltou sua participação de mercado de 4,5% para 5,6% na preferência dos consumidores. Segundo a Gartner, dois fatores ajudaram a empresa: o público cativo, que sempre troca de celular com a chegada de novos modelos e o lançamento da versão “mais barata” do iPhone 6S, com tela de 4 polegadas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.