Fechar
GP1

Economia e Negócios

Vendas no varejo recuam 0,4% em outubro, revela IBGE

As vendas do varejo restrito acumularam crescimento de 2,2% no ano.

As vendas do comércio varejista caíram 0,4% em outubro ante setembro, na série com ajuste sazonal, informou na manhã desta quinta-feira, 13, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que esperavam desde uma queda de 0,8% a avanço de 0,9%, mas ficou pior que a mediana das estimativas, que apontava para estabilidade.

Na comparação com outubro de 2017, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram alta de 1,9%, sem ajuste, também mostrando um desempenho inferior à mediana de 2,45%. As expectativas iam de expansão de 1,2% a 4,6%.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Comércio em TeresinaComércio em Teresina

As vendas do varejo restrito acumularam crescimento de 2,2% no ano. No acumulado em 12 meses, houve avanço de 2,7%.

Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas caíram 0,2% em outubro ante setembro, na série com ajuste sazonal. O dado veio dentro do intervalo das estimativas, que ia de recuo de 1,3% a elevação de 2,4%, mas veio pior que a mediana positiva de 0,55%.

Na comparação com outubro de 2017, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado subiram 6,2%, abaixo da mediana das projeções, de 7,1%. Nesse confronto, as estimativas variavam de aumento de 1,4% a 9,0%.

As vendas do comércio varejista ampliado acumularam alta de 5,3% no ano. Em 12 meses, o resultado foi de avanço de 5,7%.

Média móvel trimestral

O índice de média móvel trimestral das vendas do comércio varejista restrito teve alta de 0,1% em outubro, segundo o IBGE. No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, o índice de média móvel trimestral das vendas aumentou 0,8% em outubro.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.