Fechar
GP1

Política

Vereador Fernando Holiday quer revogar Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro em homenagem a Zumbi dos Palmares, considerado Líder dos Quilombos Palmares, que faleceu em 1695.

O vereador de São Paulo, Fernando Holiday (DEM), de 20 anos, com apenas três dias de mandato já disse que pretende revogar o Dia da Consciência Negra, que é celebrada no 20 de novembro. O vereador afirmou ainda em entrevista à TV Câmara, na última quarta-feira (4) que também irá propor o fim de cotas para negros em concursos públicos da capital paulista.

As cotas para negros em concursos públicos na cidade São Paulo foram implementadas pelo prefeito da época, Fernando Haddad (PT), em 2013. Já o Dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro em homenagem a Zumbi dos Palmares, considerado Líder dos Quilombos Palmares, que faleceu em 1695.

  • Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão ConteúdoFernando HolidayFernando Holiday

Em entrevista ao Estadão, o vereador Fernando Holiday explica os motivos pelo qual quer acabar com a data comemorativa. "Seria alguma outra data que relembrasse a libertação dos negros, mas que homenageasse outra figura e que não tivesse o nome 'Dia da Consciência Negra'. Este nome é segregacionista, acaba de certa forma sendo racista. As pessoas devem ter consciência humana, independentemente da cor da pele."

Fernando Holiday foi eleito com mais de 48 mil votos e é o vereador mais jovem de São Paulo. Holiday ganhou notoriedade como ativista do Movimento Brasil Livre(MBL).

Entre outras ideias defendidas por Fernando, está o fim de homenagem em sessões solenes a ditadores ou qualquer personagem que tenha ferido os direitos humanos. "Já protestei na Câmara contra uma homenagem que fizeram a Fidel Castro em uma sessão solene que teve. Pretendo trazer essa experiência e esse idealismo para dentro da Câmara, uma casa legislativa que é a casa do povo, para que respeite as liberdades também quando for homenagear alguém", destacou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.