Fechar
GP1

Piauí

Vice-governado do Piauí Moraes Souza Filho representa o Piauí no BIOSforum

Um item polêmico debatido no primeiro dia do fórum foi a aprovação, na noite da última terça-feira (24), do Código Florestal.

Um dos maiores desafios mundiais é conciliar o desenvolvimento econômico e os impactos gerados ao meio ambiente. No país, o assunto é discutido no Brasil Investimento em Oportunidades Sustentáveis – BIOSforum, que acontece nesta quarta-feira (25) e quinta-feira (26), em São Paulo, e reúne governadores, ministros, representantes do Legislativo, do Judiciário, empresários e o terceiro setor. Um item polêmico debatido no primeiro dia do fórum foi a aprovação, na noite da última terça-feira (24), do Código Florestal.

O Piauí é representado pelo vice-governador Moraes Souza Filho que, na tarde desta quinta-feira (26), apresentará as principais oportunidades e desafios para garantir um crescimento sustentável nos próximos quatro anos.

"Tivemos oportunidade, aqui, de acompanhar discussões polêmicas e muito importantes como a que abordou a aprovação na Câmara do Novo Código Florestal Brasileiro. Neste sentido, acreditamos que o grande desafio mesmo é integrar os pequenos produtores rurais ao mercado produtivo. Aliado a este ponto, temos que pensar em como aprimorar técnicas agrícolas que minimizem o impacto ao meio ambiente", destacou o vice.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, defendeu em sua palestra que cabe aos estados decidir sobre as áreas de preservação permanente (APPs). O novo código vai ser discutido no Senado que poderá ou não alterar os pontos polêmicos.

Geraldo Alckmin aproveitou a oportunidade para destacar que na questão da sustentabilidade o que mais preocupa são as mudanças climáticas. “As queimadas, emissão de carbono, principalmente nas principais metrópoles. O grande desafio é esse. Em São Paulo, estamos investindo na ampliação da malha metroviária, temos a hidrovia Tietê – Paraná com divisa do Mato Grosso do Sul, que vai beneficiar também outros Estados. Acredito que o caminho é esse: temos que estimular alternativas para transportes de massa que poluam menos e/ou que aproveitem os nossos recursos naturais, como as hidrovias, metrôs e ferrovias em grandes cidades brasileiras”, afirmou.

A abertura oficial do evento contou com a participação do ministro das Minas e Energia, Edson Lobão, que elogiou a iniciativa da Federação Nacional das Associações dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – FENADVB em reunir gestores de cada estado brasileiro para trocar informações no campo ambiental.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.