Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Vigilância Sanitária de Teresina apreende 171 kg de carne clandestina

A carne estava sendo comercializada em um açougue na zona sul de Teresina.

A Vigilância Sanitária de Teresina apreendeu 171 quilos de carne bovina clandestina nesta quarta-feira (26). A apreensão aconteceu durante fiscalização em um açougue na zona sul da cidade, onde a carne estava sendo comercializada.

Segundo a Vigilância Sanitária, a carne foi apreendida em virtude da ausência de carimbos de inspeção, que são necessários para saber em que condições o animal foi abatido, além do lugar do abate e da qualidade da carne, características importantes para saber se o produto está adequado para o consumo humano.

  • Foto: Divulgação/ Vigilância Sanitária PMTVigilância Sanitária apreende 171 kg de carne clandestina em TeresinaVigilância Sanitária apreende 171 kg de carne clandestina em Teresina

Conforme orientações da Vigilância, é necessário que a população sempre verifique se a carne comercializada possui o carimbo de inspeção e sempre analise as condições de higiene do local onde ocorre a venda do produto.

A inspeção da carne é feita por um veterinário, que verifica o animal antes dele ser levado para o abate. Todo o processo deve ser realizado em um local dentro dos padrões higiênicos. A carne passa por uma vistoria para destacar qualquer tipo de doença, e só depois disso elas são carimbadas pelo veterinário, que emite o certificado de inspeção para que ela possa ser comercializada.

O consumo de carnes clandestinas podem trazer sérios riscos à saúde, visto que geralmente são abatidas em locais em que não há condições higiênicas adequadas e a procedência do animal é desconhecida, podendo transmitir dessa forma diversas doenças como a teníase e a tuberculose. A Vigilância Sanitária destacou que todo o produto foi destruído em graxaria de um matadouro privado.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.