Fechar
GP1

Piauí

Vigilância Sanitária vai premiar as melhores práticas no Piauí

As inscrições estarão abertas de 10 de agosto a 22 de setembro e podem participar as VISAs dos municípios, com um projeto.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, e a diretora de Vigilância Sanitária do Piauí, Tatiana Chaves, lançaram nesse sábado (05) edital que vai premiar as melhores práticas desenvolvidas durante o mês de agosto de vigilância sanitária nos municípios. Esse reconhecimento integra um conjunto de ações para aproximar a população do exercício da vigilância sanitária, mostrando o quanto presente ela se faz no nosso dia-a-dia.

O lançamento ocorreu no Teresina Shopping, durante a abertura das atividades alusivas ao Dia Nacional de Vigilância Sanitária, comemorado neste 5 de agosto, data de nascimento do mais importante sanitarista do Brasil, Osvaldo Cruz.

“Grande parte das ações da Vigilância está nos municípios, com a presença muito próximo da população. E nós estamos incentivando o município que tiver a melhor performance, com o melhor desempenho, que vai ganhar um computador para o setor de vigilância. Uma forma da gente, mesmo sendo um ato simbólico, reconhecer e estimular um trabalho que seja cada vez mais ativo, mais profícuo, das ações de vigilância sanitária nos municípios”, afirma Florentino.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Florentino Alves Veras Neto Secretário de Saúde Florentino Alves Veras Neto Secretário de Saúde

As inscrições estarão abertas de 10 de agosto a 22 de setembro e podem participar as VISAs dos municípios, com um projeto. De acordo com Tatiana Chaves, as temáticas de ações são variadas. “Quando a gente fala em vigilância, a gente tem que lembrar do seu campo de atuação e complexidade: área de alimentos, saneante, cosméticos, de sangue, de serviço de saúde, que entra o controle de infecção, a segurança do paciente. Temos que lembrar da saúde do trabalhador, do cuidado que nós temos ao desenvolver uma atividade”, explica.

Exposição

Durante todo este sábado, técnicos da Vigilância Sanitária vão estar no Teresina Shopping expondo amostras de trabalhos e com bate-papos com a população sobre a Vigilância Sanitária em nossas vidas. A exposição será itinerante, com visitas a escolas, universidades e municípios.

Essa estratégia de levar as ações da Vigilância ao encontro da população mostra o quanto ela faz parte do nosso dia-a-dia e muitas vezes nem percebemos. O estudante Valdecy Silva, 18 anos, que esteve na exposição, comentou que saiu dali com muitos ensinamentos, como “o consumidor tem o direito de pedir para entrar na cozinha para ver a questão dos alimentos. Eu não sabia”.

Esse contato, população e técnicos para tirar dúvidas, mostra ainda o processo de trabalho, criando vínculos e mostrando a importância da atuação do órgão, sendo essencial para a qualidade de vida de todos. "É uma sensibilização para a sociedade, a importância dela em contribuir nas ações de vigilância sanitária que são exercidos pelo estado, municípios e governo federal. Essas equipes que trabalham pelas boas condições sanitárias de produtos, alimentos, e tudo aquilo que é posto para comunidade”, explica Florentino.

Tatiana Chaves reforça a importância da exposição, de levar experiência para mais perto do consumidor. “Nós precisamos mostrar pra população que ela tem que conhecer todos os produtos e serviços que ela utiliza, para ela entender que esses produtos fornecem riscos e que esses riscos podem ser minimizados. Através dessa minimização de riscos, você consegue identificar aquele produto ou aquele serviço onde você tem o entendimento da importância do seu consumo, reduzindo assim doença ou qualquer agravo a sua saúde”.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.