Fechar
GP1

Polícia

Vinte mortes são registradas durante o Carnaval em todo o Piauí

As mortes aconteceram nos municípios de Teresina, Parnaíba, Barras, Caraúbas do Piauí, Colônia do Piauí, Francisco Ayres, Nazaré do Piauí, Picos e São Raimundo Nonato.

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí divulgou, na manhã desta quinta-feira (07), o balanço final da “Operação Carnaval 2019”, que aconteceu entre sábado (02) e quarta-feira (06) com o intuito de reforçar o policiamento no período carnavalesco para garantir a segurança dos foliões. Ao todo, foram registrados pelo órgão um total de 20 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) em todo o Estado.

Dentre os 20 casos, 10 deles ocorreram em Teresina o que demonstrou um aumento significativo nos índices de violência na Capital. Os outros casos de mortes aconteceram nos seguintes municípios: Parnaíba (02), Barras (01), Caraúbas do Piauí (01), Colônia do Piauí (01), Francisco Ayres (01), Nazaré do Piauí (01), Picos (01) e São Raimundo Nonato (01).

Das vinte mortes, 14 foram homicídios dolosos, quatro roubos seguidos de mortes (latrocínio), um feminicídio e uma morte após suspeito reagir a abordagem policial. O delegado-geral Luccy Keiko destacou que a surpresa deste ano foram municípios como Luís Correia, Floriano e Água Branca, que nesta época, comumente, recebem milhares de foliões e registraram mortes.

  • Foto: Cinara Taumaturgo/GP1Lucy KeikoLucy Keiko

“Nós devemos destacar que foram cinco dias em que ocorreu a contabilização desses fatos e algumas dessas vítimas tinham antecedentes criminais que se encontravam em situação de risco. De toda forma, a Delegacia de Homicídios está apurando. Quero destacar que tivemos cidades em que não ocorreram Crimes Violentos Letais Intencionais [VLI] como é o caso de Luís Correia, mesmo com a grande quantidade de pessoas que se encontravam no município. Houve uma segurança bem adequada e terminamos com um carnaval bem tranquilo”, pontuou.

De acordo com o balanço final da operação, o que se pôde perceber foi que a maioria das ocorrências registradas não apresentam vínculo com os eventos carnavalescos. Para o secretário Rubens Pereira, o que assustou foram as mortes ocorridas em municípios afastados das regiões de concentração da folia.

“O que nos preocupou foram os Crimes Violentos Letais Intencionais no interior, mas poucos ligados ao Carnaval. Nós sabemos que, nesta época, há um aumento de ingestão de bebida alcoólica, as pessoas ficam mais eufóricas e eu acredito que isso tenha motivado. Mas, o sistema de segurança funcionou de forma integrada, em que cidades não apresentaram homicídios. Porém, em muitas cidades pequenas que, para nós não apresentavam uma certa importância pelo fato dos eventos carnavalescos serem concentrados em algumas cidades do Estado, foram motivadas sem uma vinculação direta com o Carnaval”, afirmou.

  • Foto: Cinara Taumaturgo/GP1Coronel Rubens PereiraCoronel Rubens Pereira

Teresina

Além do grande número de mortes, o Carnaval na Capital também foi marcado pelo alto índice de roubo. Ao todo, foram 40 roubos de veículos, 174 roubos e um estupro de vulnerável. Mas, o crime que mais chocou a população foi a de um latrocínio ocorrido no Residencial Mário Covas, zona sul de Teresina. José Edson Ribeiro Paz, de 38 anos, morreu na Unidade de Pronto Atendimento no bairro Promorar, após ser baleado durante uma tentativa de assalto.

Interior

Floriano e Água Branca foram as duas cidades em que mais receberam foliões no interior do Piauí. Apesar do aumento significativo no número de pessoas, nos dois municípios não foram registradas mortes.

Em Floriano, foram registradas 24 ocorrências referentes ao crime de roubo, 28 furtos e um caso de violência doméstica. Já em Água Branca, o Carnaval foi ainda mais tranquilo: apenas duas ocorrências de roubo registradas, quatro referentes a furtos e um caso de violência doméstica.

Litoral

Luís Correia e Parnaíba também foram os destinos mais procurados pelas pessoas que curtiram o Carnaval deste ano. Somente em Parnaíba foram registradas mortes, sendo um roubo seguido de morte e um homicídio decorrente de oposição à intervenção policial. Na cidade, houve o registro de 21 ocorrências por roubo, 19 por furto, uma por violência doméstica e um por estupro.

Já em Luís Correia, apenas sete ocorrências por roubo, 47 furtos e um caso de violência doméstica.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.