Fechar
GP1

Brasil

Weintraub diz ser favorável à entrada da polícia nas universidades

"Autonomia universitária não é soberania", disse o ministro.

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou na manhã desta terça-feira, 14, durante café da manhã com jornalistas, ser favorável à entrada da polícia nas universidades. "Autonomia universitária não é soberania", disse. Ele argumentou que, no passado, a regra pode ter feito sentido, mas atualmente é dispensável. "Entendo porque no passado foi criada essa soberania universitária. Mas hoje não tem necessidade de a polícia não poder entrar no campus", afirmou. "Por que as universidades tem regras diferentes do resto do Brasil?"

A relação entre o ministro e universidades federais se deteriorou nos últimos dias, depois do anúncio do contingenciamento de recursos para o setor e das críticas feitas ao desempenho de cursos de humanas. A Associação Nacional de Dirigentes de Ensino Superior (Andifes) publicou uma nota em que ressaltava, entre os argumentos, a autonomia universitária.

  • Foto: Dida Sampaio/Estadão ConteúdoAbraham WeintraubAbraham Weintraub

Nesta terça, Weintraub se referiu às universidades como "torres de marfim" e que a autonomia das instituições deve se dar também na área financeira, com a criação de mecanismos que permitam a busca de recursos e patrocínios. "Hoje elas não podem... Não estou falando em cobrar, sou contra cobrar dos alunos de graduação", disse. Mas, emendou, o ideal seria a criação de mecanismos para que empresas se tornem patronas de instituições, possam construir prédios, colocar nomes nas novas instalações. "Essas torres de marfim que a gente criou impedem que renda possa ser gerada para ser usada na pesquisa."

É esperada para a quarta-feira, 15, uma greve em protesto contra o contingenciamento de recursos do MEC, uma medida que atingiu sobretudo as universidades federais. Hoje, o prédio do MEC amanheceu cercado por homens da Força Nacional. O secretário executivo da pasta, Antoni Paulo Vogel, afirmou que a proteção foi pedida pelo MEC. "Temos de estar preparados para evitar qualquer tipo de problema. Simples assim."

Weintraub se esquivou de fazer comentários sobre a greve. Durante o café da manhã, ele condicionou a liberação dos recursos bloqueados à aprovação da reforma da Previdência e não descartou novos cortes.

O ministro procurou, ainda, reduzir a importância do bloqueio sofrido pela pasta, citando outros ministérios que tiveram contingenciamentos maiores, como Defesa. Ele disse ter recebido 50 reitores nos poucos dias no cargo e que, de acordo com relatos, a conta das universidades "a vida segue normal". "Se tiver algum problema vou até o Ministério da Economia, para abrir uma exceção. A gente vai atrás", afirmou. Mas, de acordo com o ministro, o impacto do bloqueio das contas seria sentido pelas universidades apenas no segundo semestre.

Weintraub queixou-se de estar sendo perseguido por críticos e não poupou elogios à equipe econômica, em especial o ministro Paulo Guedes.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.