Fechar
GP1

Parnaíba - Piauí

Wellington Dias anuncia entrega de Centro de Reabilitação em Parnaíba

O governador visitou as obras de reforma do Complexo Porto das Barcas, anunciou a entrega do Centro Especializado de Reabilitação (CER IV) e autorizou obras de escolas da rede estadual de ens

O governador Wellington Dias visitou as obras de reforma do Complexo Porto das Barcas, em Parnaíba, nesta terça-feira (8), anunciou a entrega do Centro Especializado de Reabilitação (CER IV) e autorizou obras de escolas da rede estadual de ensino.

A reforma do Complexo Porto das Barcas é uma das maiores obras do estado e está em fase de conclusão. As lojas e o Museu Náutico foram completamente restaurados, um investimento de R$ 8,5 milhões, assegurados pelo Finisa I. O local passará a receber barcos que levarão turistas a passeios, além de novos projetos de iluminação e sinalização, que além de valorizar a arquitetura, também facilitará a orientação e visitação turística.

“Estamos em uma das regiões mais antigas do Piauí, essa construção tem um registro de mais ou menos 300 anos, então a recuperação desse centro histórico, na parte que é do estado. Também recuperamos um ponto turístico com uma porta de saída para o Delta e também em direção a Luís Correia. Queremos que essa região tenha condições de ter embarcações saindo, incentivando o turismo e comércio”, afirmou o chefe do executivo estadual.

  • Foto: Divulgação/AscomWellington Dias e sua comitiva em ParnaíbaWellington Dias e sua comitiva em Parnaíba

O programa de retomada PRO Piauí tem possibilitado que obras importantes possam ser finalizadas. “Aqui em Parnaíba, não seria diferente, estamos trabalhando para a revitalização desse importante patrimônio histórico através desse programa de investimento que coincide com esse momento de retomada das atividades econômicas ainda com a preocupação com a pandemia, mas voltados para a recuperação econômica”, disse o secretário de Estado da Fazenda (Sefaz), Rafael Fonteles.

Centro de Reabilitação

A comitiva visitou também as obras de construção do Centro Especializado de Reabilitação (CER) de Parnaíba, nos qual as obras já foram finalizadas, faltando apenas os equipamentos, que estão em processo de aquisição, com previsão de funcionamento a partir de outubro.

Segundo Wellington Dias, no primeiro momento, o CER será dedicado à reabilitação de pacientes com sequelas da Covid-19. “O Centro já está praticamente pronto. Estamos celebrando contrato com a Associação Reabilitar, que já dirige a instituição na capital, e também irá dirigir o CER de Parnaíba. Estamos completando o nosso sistema de saúde com um complexo para pessoas com deficiência em Parnaíba. No primeiro momento, ele funcionará como um centro especializado no tratamento pós-Covid, para pessoas que tiveram alguma sequela no pulmão após infecção do vírus, não só de Parnaíba, mas de todo esse território litorâneo”, frisou o governador.

A deputada federal Rejane Dias ressaltou que o Centro será uma referência para toda a região norte do estado. “Eu sei o quanto a reabilitação é importante para uma criança e para qualquer pessoa que precisa de um tratamento especializado, como vai ter aqui na cidade de Parnaíba. Em poucos dias, as portas já estarão abertas para fazer o tratamento pós-Covid. Depois, vai funcionar como o de Teresina, atendendo todas as deficiências e além, terá uma oficina ortopédica. Então, o CER de Parnaíba será uma referência”, disse a parlamentar.

O secretário estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Mauro Eduardo também participou da visita. “Em breve, estaremos abrindo as portas desse equipamento público anunciado há menos de dois anos. Ainda em outubro, será possível entregá-lo para a população da Planície Litorânea”, garantiu o gestor.

Mais obras

O governador Wellington Dias visitou ainda as obras de pavimentação poliédrica do bairro Parque José Estevão e para educação autorizou obras de reforma, ampliação, instalação de subestação em escolas da rede estadual de ensino, onde serão investidos cerca R$ 10 milhões, oriundos do precatório do Fundef e garantido pelo Pro Educação.

As escolas de Parnaíba contempladas são: Centro Estadual de Jovens e Adultos Jonas Correia, da Unidade Escolar Epaminondas Castelo Branco, Unidade Escolar Padre Raimundo José Vieira, Unidade Escolar Professora Maria da Penha, Unidade Escolar Professora Dr. João Silva Filho, Unidade Escolar Edson da Paz Cunha, Centro Estadual de Educação Profissional Ministro Petrônio Portela, Unidade Escolar Senador Chagas Rodrigues, Unidade Escolar Deputada Francisca Trindade II, Unidade Escolar Ozias Correia, Unidade Escolar Cândido Oliveira, Centro Estadual de Tempo Integral Lima Rebelo e Unidade Escolar José Narciso.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.