Fechar
GP1

Piauí

Wellington Dias avalia transferência da ursa Masha para São Paulo

Ele garantiu que vai “acompanhar de perto a situação atual da Marsha, juntamente com a vice-governadora, Margarete Coelho”.

O governador Wellington Dias afirmou na manhã deste sábado (02), que está buscando meios seguros para transportar a Ursa Marsha para um santuário no estado de São Paulo. Ele garantiu que vai “acompanhar de perto a situação atual da Marsha, juntamente com a vice-governadora, Margarete Coelho”.

“Quero entender como será a maneira mais segura de movê-la para algum santuário, visto que ela viveu por toda a vida em cativeiro. Vamos encontrar a melhor solução para a Ursa Marsha”, disse o governador.

  • Foto: AvaazUrsa MarshaUrsa Marsha

Wellington Dias ainda destacou todo o cuidado que a equipe tem com o animal. “Foram realizados investimentos na estrutura do Zoobotânico para receber a ursa, cujo habitat é muito diferente do nosso. Agradeço a equipe da Secretaria de Meio Ambiente, que não mediu esforços para cuidar de Marsha”, acrescentou.

A declaração do governador é uma resposta aos vários questionamentos que ele tem recebido nas redes sociais, perguntando sobre o estado de saúde do animal, que por decisão da Justiça, teve que permanecer no Parque Zoobotânico de Teresina.

Petição

Uma petição no site Avaaz, criada por Carolina Mourão, que é presidente da Confederação Brasileira de Defesa Animal, tenta levar a ursa Marsha para um santuário. A transferência do animal é solicitada pincipalmente porque a ursa, que tem 26 anos e pesa 210 kg, não deve ficar em um local muito quente, como é a cidade de Teresina. Ela explicou na petição que isso tem prejudicado a ursa que estaria ficando cada vez mais debilitada. Atualmente a petição possui 240 mil assinaturas.

Determinação judicial

O juiz federal Frederico Botelho de Barros Viana, da 4ª Vara Federal do Distrito Federal, concedeu liminar e determinou no dia 7 de novembro do ano passado, a transferência da ursa Marsha do Zoobotânico da cidade de Teresina para o Santuário Associação Mata Ciliar, localizado no município de Jundiaí, em São Paulo. A decisão foi dada com base na ação popular impetrada pela ativista Carolina Mourão Albuquerque.

Porém, no mesmo mês uma decisão do desembargador Jirair Aram Meguerian, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, derrubou a liminar impedindo a transferência da ursa.

Leia a nota de Wellington Dias na íntegra

Tenho recebido muitas mensagens nas redes sociais sobre a situação da Ursa Marsha, que atualmente mora no Zoobotânico de Teresina. Ela viveu durante muitos anos em um circo. Quando o mesmo se apresentou no Piauí, foi verificado por nossa equipe técnica que ali ela não recebia os cuidados adequados. Assim, aceitamos a tarefa de cuidar dela enquanto encontramos um lugar bem melhor. Foram realizados investimentos na estrutura do Zoobotânico para receber a ursa, cujo habitat é muito diferente do nosso. Agradeço a equipe da Secretaria de Meio Ambiente, que não mediu esforços para cuidar de Marsha. Ela permanece morando no local porque foi decidido pelo Poder Judiciário, há alguns meses, que ela deveria ficar onde está, sendo cuidada pelos funcionários locais em razão de sua idade avançada. Vou acompanhar de perto a situação atual da Marsha, juntamente com a vice-governadora, Margarete Coelho. Já solicitamos, inclusive, a avaliação de especialistas para saber como proceder no momento. Quero entender como será a maneira mais segura de movê-la para algum santuário, visto que ela viveu por toda a vida em cativeiro. Vamos encontrar a melhor solução para a Ursa Marsha. Agradecidos, estamos sensíveis às manifestações de vocês e certamente chegaremos a um consenso com a máxima brevidade possível. Um forte abraço.

MATÉRIAS RELACIONADAS

Fantástico repercute transferência da ursa Marsha para santuário

Juiz federal determina transferência da ursa Marsha para santuário

Petição tenta levar ursa do zoológico de Teresina para santuário

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.