Fechar
GP1

Piauí

Wellington Dias decreta estado de emergência em 10 municípios

O decreto nº 18.202 foi assinado, nesta terça-feira (09), e  tem validade de 180 dias.

O governador Wellington Dias decretou estado de emergência em 10 municípios atingidos por enxurradas causadas pelas fortes chuvas que têm caído no Estado nas últimas semanas. O decreto nº 18.202 foi assinado, nesta terça-feira (09), e tem validade de 180 dias.

Os municípios abrangidos pelo decreto são: Teresina, Barras, Batalha, Buriti dos Lopes, Cabeceiras do Piauí, Cajueiro da Praia, Esperantina, Joca Marques, Luzilândia e São José do Divino.

Wellington considerou que no dia 4 de abril foram registradas precipitações pluviométricas acima da média histórica em diversos municípios do Estado, em especial os da região Norte, além do fato de que as chuvas intensas e concentradas em pontos específicos vêm produzindo súbitas elevações nos níveis dos rios, riachos, lagoas e córregos.

Em Teresina, foi destacada a tragédia ocorrida no Parque Rodoviário, no dia 4 de abril, quando uma lagoa transbordou e um bueiro se rompeu, arrastando várias casas. Duas pessoas morreram, uma criança de 3 anos e uma idosa de 71 anos.

Ainda de acordo com o decreto, os rios Poti, dos Matos, Longá e Marataoan têm alcançado índices superiores aos já antes observados, trazendo extremo poder destrutivo para as regiões ribeirinhas causando isolamento em algumas regiões nos municípios de Barras, Batalha, São José do Divino e Esperantina.

Em Cajueiro da Praia centenas de moradores estão sofrendo com alagamentos e os serviços públicos estão sendo comprometidos, assim como estradas e residências estão sendo destruídas.

Com o decreto, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos estaduais e municipais para atuarem sob a coordenação da Secretaria Estadual de Defesa Civil nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais de 500 pessoas já foram afetadas pelas chuvas em Esperantina

Rio Parnaíba chega a mais de 6m e atinge 138 famílias em Luzilândia

Famílias são retiradas de áreas de risco em Luzilândia

Firmino vai criar comissão para apurar tragédia no Parque Rodoviário

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.