Piauí

Wellington Dias e Arão Lobão lançam CRLV em solenidade no Karnak

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital está sendo lançado em parceria com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Thais Guimarães
Teresina
Victória Xavier
Teresina
Fábio Wellington
Teresina
- atualizado

Evento para o lançamento do CLRV digital no Karnak em Teresina

O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) lançou, nesta sexta-feira (14), o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital (CRLV), documento que já está disponível, junto à CNH Digital, no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). A solenidade de lançamento aconteceu no Palácio de Karnak, com a presença do governador Wellington Dias e mais autoridades.

O CRLV está sendo lançado em parceria com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e o Serviço Federal de Processamento e Dados (Serpro). O diretor-geral do Detran no Piauí, Arão Lobão, destacou que a ferramenta trará mais comodidade e segurança ao cidadão.

“Esse lançamento significa mais conforto para os proprietários e a facilidade para o acesso desse documentação através do aplicativo Aqueles que não são portadores de smartphone também poderão ter acesso ao documento em qualquer computador, e em qualquer lugar poderá ser feita a impressão desse documento em papel A4, facilitando a vida da população, que não precisará mais se deslocar até o Detran”, explicou o gestor.

Arão Lobão afirmou que o CRLV e a CNH digital simbolizam um processo de modernização do Detran. “Isso faz parte de um processo de modernização do órgão, que procura servir bem e alcançar a satisfação da sociedade. Esse sistema que está sendo implantado no estado do Piauí traz consigo uma segurança maior e um fácil acesso a documentação, isso vem para modernizar, facilitar e dar mais segurança à sociedade”, colocou.

O governador Wellington Dias afirmou que o CRLV demonstra uma tendência do estado do Piauí, de buscar prestar seus serviços de maneira mais prática e eficiente. “O objetivo é de cada vez ter um Estado mais moderno e eficiente. Queremos que os serviços que o Estado presta se deem de forma facilitada. Nesse caso, para quem não tem um smartphone, é possível baixar e tirar uma cópia do documento em um papel comum, além de poder cadastrar pessoas que você quer habilitar a usar o seu veículo”, declarou.

Menos papel

O chefe do executivo estadual ressaltou que a digitalização de documentos também é importante no sentido de diminuir o consumo de papel. “Venho conversado com o Arão no sentido de que possamos caminhar para facilitar a vida do cidadão. O que eu destaco no lançamento da CRLV é o aspecto do esforço que estamos trabalhando para que a gente tenha cada vez menos papel. Também tem a ver com o próprio custo para o cidadão”, esclareceu.

Documento impresso será extinto

Arão Lobão informou que o Detran no Piauí não emitirá mais o documento do veículo impresso. “Não existirá mais a entrega do documento, o cidadão terá o documento disponível em seu smartphone, ele vai acessar o site e vai ter uma janela para emitir o seu CLRV e vai pegar o número do DUT [Documento Único de Transferência ]e colocar lá. Depois, é só imprimir em papel A4, será válido do mesmo jeito como era no papel moeda”, reiterou.

Segundo o diretor-geral do Detran-PI, até segunda-feira (17), o sistema do CRLV estará funcionando plenamente. “Esse documento já está disponível, estamos só terminando de transferir os dados, eles estão sendo integrados e até segunda-feira o acesso já estará assegurado. Quem tem o documento físico, continuará valendo até a data do seu vencimento, mas depois de vencido, não terá mais documento impresso”, finalizou.