Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Wellington Dias e Fábio Abreu inauguram Instituto de DNA Forense

O secretário Fábio Abreu afirmou que quando se tratava de casos que precisavam de um exame de DNA, era preciso encaminhar as provas coletadas para outro estado, para que fosse realizada a aná

Alef Leão/GP1 1 / 10 Governador Wellington Dias e Fábio Abreu Governador Wellington Dias e Fábio Abreu
Alef Leão/GP1 2 / 10 Coordenadora do IDNA, Adilana Gomes Coordenadora do IDNA, Adilana Gomes
Alef Leão/GP1 3 / 10 Descerramento da placa de inauguração do IDNA Descerramento da placa de inauguração do IDNA
Alef Leão/GP1 4 / 10 Governador Wellington Dias e Fábio Abreu conhecem novas instalações do IDNA Governador Wellington Dias e Fábio Abreu conhecem novas instalações do IDNA
Alef Leão/GP1 5 / 10 Governador Wellington Dias Governador Wellington Dias
Alef Leão/GP1 6 / 10 Instituto de DNA do Piauí Instituto de DNA do Piauí
Alef Leão/GP1 7 / 10 Laboratório do IDNA Laboratório do IDNA
Alef Leão/GP1 8 / 10 Nova estrutura está pronta Nova estrutura está pronta
Alef Leão/GP1 9 / 10 Novos equipamentos estão prontos Novos equipamentos estão prontos
Alef Leão/GP1 10 / 10 Secretário de Segurança Pública do Estado do Piauí, Fábio Abreu Secretário de Segurança Pública do Estado do Piauí, Fábio Abreu

O governador Wellington Dias (PT) e o secretário de Segurança Pública, Fábio Abreu (PL), inauguraram na manhã dessa segunda-feira (11) o Instituto de DNA Forense (IDNA), localizado na rua Governador Arthur de Vasconcelos, 995, bairro Porenquanto, zona norte de Teresina.

O secretário Fábio Abreu afirmou que quando se tratava de casos que precisavam de um exame de DNA, era preciso encaminhar as provas coletadas para outro estado, para que fosse realizada a análise. Agora não será mais necessário isso, representando economia de tempo e recursos.

“Isso vai mudar por exemplo, quando temos corpos carbonizados em algum acidente, onde não foi possível identificar e é necessário que se faça o exame de DNA para fazer a comparação com alguém da família. Antes nesse processo a gente reunia as provas e encaminhávamos o perito para o estado da Paraíba, Pernambuco, Maranhão, Distrito Federal e outras regiões. Agora qualquer amostra no Estado do Piauí vamos analisar aqui, o que significa uma economia de pessoal, de recurso e de tempo para dar essa resposta para quem precisa. Também estamos querendo aumentar o corpo de peritos que vão trabalhar para fazer o atendimento da demanda. O Piauí também vai poder fazer exames em corpos no caso de envenenamento, que antes era feito só em São Paulo, Então a elucidação de crimes vai ser muito mais rápida”, afirmou o secretário.

Foram investidos mais de R$ 400 mil no prédio de 20 salas e só em equipamentos de última geração foi investido R$ 3 milhões. O Instituto de DNA Forense será ligado ao Departamento de Polícia Técnico-Científica da Polícia Civil.

A coordenadora do Instituto de DNA Forense, Adilana Gomes, explicou que a equipe já recebeu treinamento para utilizar os equipamentos. “O laboratório foi implementado e já foram feitos os treinamentos específicos. Cada sala tem uma característica específica, uma para quantificação, para amplificação, para análise final, então a gente vai ter resposta mais rápida aos crimes, como no caso de ossada humana, corpos carbonizados, onde no Piauí temos casos de 3 anos que ainda não foram solucionados, também vai ajudar nos casos de crimes sexuais e até mesmo para poder provar a inocência de alguém”, explicou Adila.

O governador Wellington Dias destacou a importância da inauguração. “Acho que não tem nada pior para a família do que perder um ente querido e muitas vezes não ter sequer a identificação. Temos então uma situação de crimes que não são desvendados, além do lado de provar que houve crime,e imagine o efeito de provar também a inocência”, afirmou.

Wellington disse ainda que o governo tem investido em equipamentos modernos para a área da segurança pública. “O principal foco é o investimento em tecnologia, vamos trabalhar com um centro de monitoramento, com leitura facial, câmeras de monitoramento, um conjunto de equipamentos e investimentos nessa área de inteligência e investigação, para reduzir a criminalidade, solucionar casos e mostra cada vez mais que o crime não vale a pena”, destacou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.