Fechar
GP1

Piauí

Wellington Dias homenageia personalidades com medalha em Teresina

Para o governador Wellington Dias “não há nada melhor que finalizar essas atividades homenageando  pessoas que assim como os heróis do passado, lutam e contribuem".

Divulgação/Ascom 1 / 6 Governador Wellington Dias Governador Wellington Dias
Divulgação/Ascom 2 / 6 Wellington entrega medalha para Othelino Alves Neto Wellington entrega medalha para Othelino Alves Neto
Divulgação/Ascom 3 / 6 Wellington entrega medalha para  Guilherme Lopes Wellington entrega medalha para Guilherme Lopes
Divulgação/Ascom 4 / 6 Wellington entrega medalha para  Luana Roeder Wellington entrega medalha para Luana Roeder
Divulgação/Ascom 5 / 6 Wellington entrega medalha para Jessica Carvalho Wellington entrega medalha para Jessica Carvalho
Divulgação/Ascom 6 / 6 O vaqueiro centenário Victor Moraes recebeu homenagem O vaqueiro centenário Victor Moraes recebeu homenagem

O Governo do Estado do Piauí encerrou as atividades alusivas aos 196 anos de adesão do estado do Piauí à Independência do Brasil, nesta sexta-feira (19), em Teresina, com a realização de uma missa na Catedral Nossa Senhora das Dores, seguida da homenagem à homens e mulheres que prestaram importantes serviço aos piauienses, se tornando dignos da gratidão dos povo e do Estado, no Theatro 4 de Setembro.

A Outorga Estadual do Mérito Renascença foi instituída em março de 1973 pelo então governador Alberto Silva, sob inspiração de Armando Madeira Bastos e Arimathéa Tito Filho, a comenda oferece medalhas nos graus de Oficial, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador e Cavaleiro, que traz em seu verso o Brasão de Armas do Estado. Em 2018, mais de 40 pessoas foram homenageadas, em Teresina, dentre elas a cantora Lilly Araújo, a miss Brasil Mundo, Jessica Carvalho; a diplomata Luana Roeder; o vaqueiro centenário Victor Moraes; o doutor mais jovem do Brasil, Guilherme Lopes; o deputado maranhense Othelino Alves Neto. (Confira a lista completa dos homenageados).

Para o governador Wellington Dias “não há nada melhor que finalizar essas atividades homenageando pessoas que assim como os heróis do passado, lutam e contribuem, cada uma em sua área, para a transformação social, pelo desenvolvimento e por uma Piauí cada vez melhor”, comentou o chefe do executivo.

Dias lembrou que anualmente o Piauí realiza momentos essa exaltação a participação do Piauí na Independência do Brasil, no 24 de janeiro em Oeiras, 22 de fevereiro em Piracuruca, 13 de março em Campo Maior, e no 19 de outubro em Parnaíba e em Teresina. “ É importante deixar sempre viva a memória da história. Foi necessária uma longa caminhada para alcançarmos a independência, o que a história não revelava é que havia um acordo para que essa parte do Brasil ficasse com Portugal, mas pela coragem de homens e mulheres que se rebelaram foi possível termos o Brasil assim como conhecemos hoje. Foi graças aquele gesto de muita coragem de muita ousadia de Simplício Dias, Leonardo Castelo Branco, com o apoio de populares que viemos a vencer . Acredito que quando temos uma referência o passado, isso nos encoraja a contrair um futuro ainda melhor”, comentou.

A miss Brasil Mundo, Jessica Andrade, falou do orgulho de receber a honraria e afirmou que ao representar o Estado do Piauí sempre quis mostrar muito mais que a beleza da mulher, mas as qualidades de um povo. “Somos um povo batalhador, guerreiro, inteligente. Todo esse conceito eu tentei levar para o concurso e graças a Deus trouxe o título e passei a fazer parte da história como a primeira piauiense a ganhar esse título”, disse.

O doutor mais jovem do Brasil, o piauiense Guilherme Lopes também agradeceu a honraria destacou a educação como porta para alcançar todos os sonhos e se disse honrado em receber o título. “ Espero que incentive outros jovens a também buscarem seus sonhos por meio da educação “, declarou.
?

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.