Teresina - PI

Wellington Dias inaugura Centro de Atenção ao Servidor do Piauí

O centro tem como objetivo assegurar a saúde física e mental por meio de políticas preventivas de saúde e segurança do trabalho.

Nayrana Meireles
Teresina
- atualizado

Wellington Dias inaugura Centro de Atenção ao Servidor do Piauí

O governador Wellington Dias e o secretário de Administração e Previdência, Franzé Silva, inauguraram na manhã desta quinta-feira (21), o Centro Integrado de Atenção ao Servidor Público do Estado do Piauí (CIASPI), com o objetivo de assegurar a saúde física e mental, por meio de políticas preventivas de saúde e segurança do trabalho. A instituição está localizada na Rua Coelho de Rezende, no centro de Teresina.

Segundo o governador Wellington Dias, é preciso dar atenção a quem cuida da população. “O passo que nós estamos dando agora é cuidar de quem cuida do povo, cuidar do servidor. Cuidar do servidor é também garantir uma condição melhor para a população. É aqui que a gente quer ter esse elo com todas as áreas do estado e saber o que está acontecendo com o servidor”, afirmou.

O governador explicou que um grupo de profissionais vai cuidar dos servidores em diversas áreas, encaminhado o servidor para determinado tipo de especialista, de acordo com a necessidade. Ele destacou que é importante cuidar do trabalhador, já que ele mesmo teve problemas de saúde, devido a movimentos repetitivos, e disse que essa rede vai ajudar a melhorar a vida dos trabalhadores.

“Estamos inaugurando aqui uma área que é nova no Brasil, criando uma rede de profissionais para tratamento. Por exemplo, se ele tem um problema de saúde mental, quem vai cuidar desse trabalhador? Se tem um problema de diabetes quem vai cuidar? Como vai ser a parte de medicamentos? Temos aqui uma equipe trabalhando para que tenhamos uma rede integrada para cuidar dos servidores que prestam serviço ao povo, mas é preciso que o Estado também cuide do servidor”, disse.

Para o secretário de Administração e Previdência, Franzé Silva, é preciso fazer um trabalho preventivo para que o estado permaneça em pleno funcionamento. “Nós queremos avançar na qualidade de atendimento à saúde do servidor, para que ele não venha a se afastar, esse é o grande objetivo. Nós precisamos hoje ter o trabalho preventivo, olhar para o servidor como aquela pessoa que nos ajuda efetivamente a fazer políticas públicas e melhorar o nosso estado”, ressaltou.

De acordo com a senadora Regina Sousa, o servidor é essencial para o funcionamento da máquina pública. “O servidor é o motor do serviço público. Então, sem ele, o estado não anda, por isso é tão importante fazer uma prevenção”, disse.