Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Wellington Dias participa do 10º Solarinvest no Sebrae em Teresina

O evento aconteceu no auditório do Sebrae no Piauí, em Teresina, e segue até esta quarta-feira (27).

Marcelo Cardoso/GP1 1 / 14 Conferência sobre Energia Solar Conferência sobre Energia Solar
Marcelo Cardoso/GP1 2 / 14 Público presente no Sebrae  Público presente no Sebrae
Marcelo Cardoso/GP1 3 / 14 Governador e Freitas Neto Governador e Freitas Neto
Marcelo Cardoso/GP1 4 / 14 Conferência sobre Energia Solar acontece em Teresina Conferência sobre Energia Solar acontece em Teresina
Marcelo Cardoso/GP1 5 / 14 Foto oficial do evento Foto oficial do evento
Marcelo Cardoso/GP1 6 / 14 Mesa de Honra Mesa de Honra
Marcelo Cardoso/GP1 7 / 14 Freitas Neto falando da importância da energia solar Freitas Neto falando da importância da energia solar
Marcelo Cardoso/GP1 8 / 14 Evento aconteceu no Sebrae Evento aconteceu no Sebrae
Marcelo Cardoso/GP1 9 / 14 Governador Wellington Dias Governador Wellington Dias
Marcelo Cardoso/GP1 10 / 14 Governador Wellington Dias Governador Wellington Dias
Marcelo Cardoso/GP1 11 / 14 Freitas Neto concedeu entrevista ao GP1 Freitas Neto concedeu entrevista ao GP1
Marcelo Cardoso/GP1 12 / 14 Wellington Dias no Sebrae Wellington Dias no Sebrae
Marcelo Cardoso/GP1 13 / 14 Delano Rocha Delano Rocha
Marcelo Cardoso/GP1 14 / 14 Teresa Brito Teresa Brito

O governador Wellington Dias participou, na tarde desta terça-feira (26), da 10º edição do Solarinvest, que reúne investidores e executivos em busca do aprimoramento da regulamentação para o desenvolvimento da geração de energia por fonte solar no Brasil. O evento aconteceu no auditório do Sebrae no Piauí, em Teresina, e segue até esta quarta-feira (27).

Para Wellington, a energia solar está se tornando cada vez mais uma alternativa viável de fonte de energia. “E agora com essa possibilidade de integração da energia gerada a partir de placa fotovoltaicas, a partir do sol, com a energia de hidrelétrica, eólica, ou outras matrizes, ela permite que você possa produzir e jogar na rede, por exemplo, da Equatorial - Cepisa receber um crédito e com isso se compensar”, afirmou.

“Essa integração permite que você possa fazer sistemas isolados sem precisar de redes de fiação para poder chegar energia até um determinado ponto”, completou.

Ainda de acordo com o governador, ele está bastante confiante na evolução do Estado. “O Piauí já caminha para que, com esse investimento que está sendo feito pela Ene Green Power juntamente com essa de Ribeira do Piauí e outros, tenha chances de ficar em 1º, 2º lugar no Brasil em geração de energia solar, somos o 3º hoje e na área de energia eólica somos 4, avançamos uma casa e ultrapassamos o Ceará”, declarou.

“Agora mesmo vamos energizar Lagoa do Barro e Queimada Nova. Isso permite que o Piauí gere toda energia que consumimos e venda energia para outras regiões do Brasil e isso é bom porque dá muita tranquilidade a quem investe no estado pela dependência de energia, gera emprego, gera renda e traz desenvolvimento”, finalizou.

O presidente do Sebrae no Piauí, Freitas Neto, destacou o potencial do Estado em relação às fontes de energia renováveis. “Dentre as potencialidades do nosso estado o que chama atenção hoje, é exatamente a questão dessas energias alternativas renováveis, começamos com a eólica, imaginávamos que seria só no litoral, e aí nós seriamos limitados porque temos apenas 66km de litoral, mas pelo contrário descobriu-se uma grande região do estado em potencial imenso para energia eólica e vários parques estão se instalando tornando o Piauí um grande produtor de energia desse tipo e vem agora a energia solar fotovoltaica”, explicou.

“Nós temos o maior parque de energia desse tipo [eólica] da América do Sul que fica em Ribeira do Piauí e a procura é muito grande por parte de empresários”, continuou.

Freitas Neto falou também de um projeto desenvolvido pelo Sebrae há 2 anos. “O Sebrae tem projeto desde 2017 que é projeto de inserção do pequeno negócio, do microempresário nesse setor para que ele também possa desfrutar das vantagens e possa ter condições de competir com os maiores, então o Sebrae está preparando o pequeno investidor, pequeno empreendedor que se interessa por energia solar, ele vai preparar para que eles possam também competir e tirar proveito econômico através do seu empreendimento dessa grande potencialidade que tem o Piauí”, encerrou.

Delano Rocha, diretor técnico do Sebrae no Piauí, comentou sobre o 10º Solarinvest. “Esse evento consolida a participação do Piauí na geração de energia renovável, para nós do Sebrae, temos fortalecendo essa atuação desde 2016 e criamos um projeto em 2017”, ressaltou.

“Nós temos um foco nos pequenos negócios e para isso a gente está estruturando a parte das empresas de implantação de mini e micro geração, são as usinas que são implantadas nos comércios, nas residências para reduzir o custo de energia de alguns empreendimentos”, explanou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.