Teresina - PI

Wellington Dias participa do lançamento da campanha Novembro Azul

A solenidade aconteceu no Palácio de Karnak nesta terça(17) com a presença do secretário de saúde Florentino Neto.

Nathalia Carvalho
Teresina
Germana Chaves
Teresina
Lourrany Meneses
Teresina
Ronney Oliveira
Teresina
- atualizado

Solenidade de lançamento da campanha Novembro Azul no Karnak

O governador Wellington Dias (PT) participou da solenidade de lançamento da campanha Novembro Azul nesta terça-feira (17) no Palácio de Karnak. A campanha é uma iniciativa do Governo do Piauí por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). O tema deste ano é “Homem que se cuida tem atitude”.

A campanha Novembro Azul visa conscientizar o público masculino acerca dos cuidados preventivos e de combate ao câncer de próstata, que tende a acometer homens acima dos 40 anos de idade. Wellington Dias destacou a importância da realização regular dos exames e fez ainda um alerta para o rompimento de tabus envolvendo a temática.

“O novembro azul é um símbolo que usamos no mundo inteiro e no Brasil para que a gente possa salvar vidas. Estamos falando de quantas pessoas que morrem com câncer de próstata, câncer de pênis, câncer de pele. O alerta é em verdade aos homens, porque os homens são mais descuidados, porque preconceitos estão matando pessoas, a brincadeira que a gente no dia a dia faz, de não ir no médico porque ali vai reduzir a masculinidade. Essa bobagem está matando pessoas no nosso estado”, disse o governador.

O secretário de saúde do estado, Florentino Neto, pontuou que a campanha realizada neste ano está mais abrangente, não focando apenas no câncer de próstata, mas alertando para todas as complicações que podem acometer os homens.

“A partir deste ano nós estamos prestigiando e de forma muito forte intensificando todas as ações da saúde do homem, as suas integrais que cuidam da prevenção a diabetes, a hipertensão, ao câncer de próstata, ao câncer de pênis, ao câncer de boca, a prevenção e o estímulo para que não se fume. Então, são todas aquelas ações de prevenção a saúde do homem que nós estamos nos concentrando nessa campanha, que era antes só de prevenção ao câncer de próstata, hoje é uma campanha de olhar de forma integral para a saúde do homem”, pontuou o secretário.

Florentino Neto também anunciou a criação de um cartão saúde para caminhoneiros. “Esse cartão é uma iniciativa primeira, mas nós já estamos projetando aqui no estado do Piauí, que esse cartão seja transformado no cartão de saúde do homem. Nós estamos trabalhando especificamente com os caminhoneiros em razão de uma parceria com o Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde e do Sest/Senat. Com esse público que as vezes é aquele público mais excluído da presença ali nas unidades de saúde. Queremos ampliar esse cartão para que ele possa atender todos os homens do Piauí”, finalizou.

Mais conteúdo sobre: