Fechar
GP1

Piauí

Wellington Dias se reúne com ministros do STF para tratar sobre FPE

Dias também participou de homenagens na Câmara e no Senado.

O governador Wellington Dias participou das sessões solenes de entrega de prêmios à educação piauiense, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, nessa terça-feira (20), em Brasília. Foram respectivamente os prêmios Darcy Ribeiro e Jovem Senador. Na oportunidade, também se reuniu com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para tratar de temas como o Salário Educação, Fundeb e Fundo de Participação para os Estados (FPE) e Municípios (FPM).

Sobre os prêmios recebidos por piauienses, o chefe do Executivo estadual destacou os esforços de toda uma equipe. “Esse é o reconhecimento do trabalho de toda uma equipe das escolas, dos alunos, da Secretaria de Estado da Educação, onde destaco a iniciativa dos deputados Àtila Lira e Rejane Dias, que foram secretários da Educação e ajudaram a fomentar a participação das escolas em concursos nacionais” comentou Wellington.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Governador Wellington DiasGovernador Wellington Dias

Dias parabenizou a campeã do Prêmio Jovem Senadores, Lanielle Andrade, estudante do Ceti José Alves Bezerra, do município de Monsenhor Hipólito, e o Ceti Augustinho Brandão, do Município de Cocal de Alves, por mais esta conquista. “Não há nada melhor do que ver piauienses se destacando no cenário nacional, principalmente se for por meio da educação”, disse o governador.

O chefe do Executivo piauiense relatou que a reunião com os ministro do STF foi bastante produtiva sobre o Salário Educação, onde o governo solicita uma distribuição mais justa dos recursos para que passe a ser per capita, de acordo com o número de alunos que existem nos municípios e estados. “Estamos confiantes que nessa votação vamos ter a validação do artigo 212 da Constituição Federal, que recebeu uma nova redação em 2006, mas o MEC manteve uma interpretação anterior, com base na sede onde tem as empresas”, comentou Wellington.

De acordo com o governador, também foi tratado sobre o Fundeb e o FPE. “Queremos a reposição de um valor devido pela União de aproximadamente R$ 400 milhões para o Piauí. São cerca de R$ 14 bilhões para o Brasil e 18 Estados ingressaram a ação. Estamos confiantes”, destacou Dias.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.