Fechar
GP1

Arraial - Piauí

Wellington propõe parceria para manutenção da Serra da Capivara

A proposta foi anunciada em reunião na última terça-feira (23), com o ministro Sarney Filho.

O governador do Piauí, Wellington Dias, propôs em reunião realizada na última terça-feira (23) com o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, uma integração entre o Governo Federal, Estadual e Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham) para participar da gestão do Parque Nacional Serra da Capivara.

“O Estado está disposto a participar financeiramente de forma permanente. Acertamos criar um mecanismo, para de um lado ter a gestão que tenha o governo federal, estadual e a Fumdhan, e do outro, a garantia de um fundo que garanta aquilo que é o custo básico do parque, independente de mudar governo ou de ter crise”, afirmou o governador.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Wellington DiasWellington Dias

Wellington Dias destaca que até a próxima semana será liberado R$ 120 mil de imediato. “Vamos atender emergencialmente o parque, mas a meta é ampliar nossa contrapartida e o Ministério também para até dezembro ter o funcionamento com todas as necessidades do parque”, ressaltou. 

O chefe do poder executivo estadual frisa ainda que esse fundo com recursos permanentes é apenas para a manutenção do sítio arqueológico. “Os investimentos e projetos vão ser separados, esse fundo é para aquilo que é o dia-a-dia do parque, como vigilância e conservação. A nossa previsão de sustentabilidade para o local é algo em torno de 180 mil reais por mês e para investimentos, cerca de 2 a 5 milhões por ano” finalizou. 

Estiveram presentes na reunião, os deputados Assis Carvalho e Paes Landim, a vice-governadora Margarete Coelho, o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Dr. Rômulo e representação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Parque Serra da Capivara 
O Parque Nacional Serra da Capivara é um sítio arqueológico reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade. O local que possui mais de 130 mil hectares e abrange quatro municípios - São Raimundo Nonato, São João do Piauí, Canto do Buriti e Coronel José Dias - abriga os vestígios mais antigos da ocupação humana no Brasil, e possivelmente na América, amanheceu fechado. 
 

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.