Fechar
GP1

Saúde

Witzel pede que população do RJ só saia de casa para o que for 'necessário'

O governador afirmou que, se o apelo não for atendido, a previsão é de que até o fim do mês o Rio de Janeiro tenha mais de 20 mil casos da doença.
Por Estadão Conteúdo

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, fez um apelo dramático à população do Estado para evitar a disseminação do novo coronavírus.

“A situação é grave e vai ficar gravíssima; só saiam de casa para fazer o que for extremamente necessário”, afirmou ele, em entrevista por telefone, ao vivo, para a TV Globo, acrescentando que se trata de “um esforço de guerra”.

“Pelo amor de Deus, pelo amor que vocês têm aos seus pais e seus avós, o momento é de união, de estarmos conscientes, não vai dar para evitar a propagação do vírus, mas a velocidade dessa propagação vai depender da conscientização da população.”

Witzel afirmou que se o apelo não for atendido, a previsão é de que até o fim do mês o estado tenha mais de 20 mil casos da doença — com pelo menos 500 precisando de internação.

“Não teremos capacidade de interná-los”, disse. “Não temos capacidade hoje de internar mais nenhum doente. Precisamos conter a velocidade da propagação do vírus.”

O governador afirmou que está trabalhando na reativação de dois hospitais que estavam fechados, para que tenha mais 300 leitos de UTI em 30 dias e outros 300 em 60 dias.

Witzel pediu à população que evite aglomerações, como as que foram vistas durante o fim de semana nas praias e em bares. Ele afirmou, no entanto, que não pretende ter que interditar as praias.

“Quero apelar ao coração de cada um”, disse. “Não vamos ter que usar a força, acredito que o povo terá consciência de que vão ser os vetores do vírus, vão levar o vírus aos mais debilitados; precisamos ser responsáveis. Sei que as praias são importantes para os cariocas, mas neste momento ela será mais rápida de levar o vírus para dentro de casa."

O governador contou que esteve reunido com empresários por toda a manhã e pediu a colaboração de todos no sentido de instituir o trabalho por turnos para quem não pode fazer home office com o objetivo de reduzir o número de pessoas nos transportes públicos.

Ele fez um apelo também a bares e restaurantes para que funcionem apenas para entregas em domicílio.

“Eu peço aos empresários que tenham a consciência de que precisam fechar academias, fechar os restaurantes. Precisamos fazer o que está sendo feito em outros países no caso de bares e restaurantes, funcionar apenas para delivery”, pediu o governador. “Itália e Espanha não tomaram essas medidas e o vírus se propagou rapidamente, temos que ter essa consciência e não errar.”

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo quer contratar médicos cubanos para enfrentar novo coronavírus

Com avanço do coronavírus, governo quer ampliar Bolsa Família

Sobe para 176 número de casos de coronavírus confirmados no Brasil

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.