Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Workshop Brasileiro do Pangasius acontece em Teresina nesta quarta

Abertura do evento foi bastante prestigiada.

O Workshop Brasileiro do Pangasius – Edição Piauí acontece durante todo o dia de hoje (12), no auditório do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, em Teresina.

A solenidade de abertura do evento contou com as presenças do diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha; do secretário adjunto da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MAPA, João Crescêncio Marinho; do superintendente da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar do Piauí, Francisco das Chagas Ribeiro, que na ocasião representou o secretário Herbert Buenos Aires; do presidente da Associação Brasileira de Criadores de Pangasius, ABC Panga, Gaetano Furno; do presidente da Cooperativa de Pescado Vale do Parnaíba, Pescoo, Adriano Kleiton; do presidente da Associação Piauiense de Piscicultores, Agostinho Valente; e do gerente geral do Sistema Organização das Cooperativas Brasileiras, OCB no Piauí, Agnaldo Linhares.

  • Foto: Divulgação/AscomDelano Rocha, diretor técnico do Sebrae no PiauíDelano Rocha, diretor técnico do Sebrae no Piauí

“O workshop será muito importante para o compartilhamento de conhecimentos e experiências que possam contribuir para o aumento da competitividade da piscicultura no Piauí. Todos precisam estar preparados para os desafios e nós estamos aqui para apoiar os produtores apresentando alternativas inovadoras para a melhoria da gestão e da produção nas propriedades. E a espécie Panga se mostra como uma nova opção para quem acredita e investe na piscicultura e deseja um maior retorno financeiro dessa atividade”, disse o diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha.

A programação do workshop envolve oito palestras e uma mesa redonda, que será a última atividade do evento, contando com a presença de todos os palestrantes e sendo coordenada pelo secretário adjunto da Secretaria de Aquicultura e Pesca do MAPA, João Crescêncio Marinho.

“Esperamos que a partir desse evento novos negócios possam surgir. Nós do MAPA estamos empenhados em garantir o avanço do cultivo de Panga no Brasil, sendo a primeira espécie que será trabalhada de maneira ordenada. E o Piauí está nessa rota, pelo seu grande potencial aquícola. Em conjunto com o Sebrae e a Confederação Nacional da Agricultura vamos buscar garantir também a regularização ambiental da aquicultura, colocando essa cadeia produtiva como prioridade”, comentou João Crescêncio Marinho.

Segundo o superintendente da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar do Piauí, Francisco das Chagas Ribeiro, o evento é importante porque o Panga é uma nova variedade que pode ser cultivada na região, mas as informações técnicas são fundamentais para o sucesso desse investimento. “Todos que têm disposição para empreender precisam conhecer as características da nova espécie e que adaptações precisam ser feitas no manejo. Enfim, tudo que é necessário para investir com segurança”, destacou.

Entre os palestrantes do evento estão Max Mucha, Martinho Colpani, Luciene Mignani, Luciana Seki Dias, Elane Santos, Gaetano Furno e Bruno Queiroz. O objetivo é disseminar informações e técnicas atualizadas para os produtores, estudantes, técnicos e pesquisadores, destacando a importância da inovação tecnológica para o aumento da produtividade e da competitividade dos negócios do ramo da aquicultura, tratando especialmente do cultivo da espécie Pangasius ou Panga.

O Workshop Brasileiro do Pangasius – Edição Piauí é uma realização do Sebrae no Piauí em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e com a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Piscicultura, contando com o apoio do MAPA; Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba, Codevasf; Universidade Federal de São Carlos; Conselho Regional de Medicina Veterinária; OCB no Piauí; Colpani Pescados; ABC Panga; Empório Pescado; e Pescoo.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.