Fechar
GP1

Piauí

ZPE Parnaíba é destaque em encontro regional de ZPEs em Fortaleza

A ZPE Parnaíba foi a primeira ZPE do Nordeste a apresentar o projeto de uma empresa (Vegeflora) interessada em instalar-se no empreendimento.

Está sendo realizada, durante toda a sexta-feira (27), a Reunião de Trabalho promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e pelo Banco do Nordeste, em Fortaleza, com o objetivo de fortalecer o processo de implantação das Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) no Nordeste.
Imagem: Divulgação/GP1ZPE Parnaíba é destaque em encontro regional(Imagem:Divulgação/GP1)ZPE Parnaíba é destaque em encontro regional
A ZPE Parnaíba e mais oito ZPEs participam do evento, no qual são discutidas alternativas de apoio técnico e financeiro para colaborar e apoiar a viabilização das Zonas de Processamento de Exportação na Região Nordeste, onde já existem ZPE’s aprovadas e em fase de cumprimento dos prazos legais.

O presidente da Companhia Administradora da ZPE Parnaíba, Mirocles Veras, apresentou pela manhã o cronograma de implantação, projeto de alfandegamento, o perfil de investidores esperados e os incentivos fiscais estaduais e municipais. A ZPE Parnaíba foi a primeira ZPE do Nordeste a apresentar o projeto de uma empresa (Vegeflora) interessada em instalar-se no empreendimento.

“Apresentamos a atual situação da ZPE Parnaíba e podemos verificar o quanto está avançada a nossa ZPE em relação às outras da região. O Governo e a equipe da Companhia Administradora estão trabalhando para mantermos este ritmo e assim consigamos ser uma das primeiras a funcionar no Nordeste”, frisou Mirocles.

Estiveram presentes no evento o diretor técnico da ZPE Parnaíba, Dinarte Porto; o secretário de planejamento do Piauí, Sérgio Miranda; o secretário Executivo do Conselho Nacional das ZPEs, Gustavo Saboia Fontenele e Silva; o Diretor de Controle e Risco do BNB, Luiz Carlos Farias; além de representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), da Receita Federal, secretários, prefeitos e outras autoridades das unidades federativas da região.

No período da tarde, cada ZPE participa de um despacho executivo individual com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Mirocles Veras explicou que o encontro é fundamental para fortalecer a implantação das ZPEs no Nordeste visto que elas mudarão a realidade regional promovendo a difusão tecnológica e o desenvolvimento econômico e social.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.