Milhares de fiéis percorreram várias ruas do bairro Dirceu, zona sudeste de Teresina, na tarde desta terça-feira (04), na tradicional procissão da Festa de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais. A celebração religiosa é organizada pelo Santuário São Francisco de Assis.

A procissão reuniu devotos de várias regiões de Teresina e até de outras cidades, fieis que, em sua maioria, acompanham anualmente a Festa de São Francisco. A celebração a São Francisco de Assis iniciou cedo, às 7h, com a realização de uma missa. Na parte da tarde, antes do início da procissão, foi celebrada outra missa, com bençãos para os animais.

Em entrevista ao GP1, o padre Paulo Fernandes, pároco do Santuário de São Francisco de Assis, ressaltou a importância da celebração. “Há um ano nós estamos nos preparando para essa festa, culminando hoje, dia quatro, com a missa celebrada pelo nosso arcebispo Dom Juarez. Eu sabia que essa multidão estava toda aguardando e querendo muito, ano passado nós tivemos, segundo a Polícia Militar, 40 mil pessoas”, declarou.

O padre também destacou o tamanho da devoção dos fiéis a São Francisco de Assis. “São Francisco é um santo muito querido mundialmente. Ele tanto amava o criador como as criaturas, então, hoje nós temos muito a agradecer por todas as graças e bênçãos espalhadas sobre nós. Os paroquianos agradecem a Deus pela interseção de São Francisco, muitas pessoas entram na igreja ajoelhadas, muitos vestidos com a vestimenta de São Francisco, agradecendo pela cura do seu animalzinho, e também pedindo interseção a São Francisco”, completou o pároco.

Testemunhos

Na procissão, quase todas as pessoas presentes têm alguma história de fé para contar. É o caso da dona Josefa Maria, 73 anos, que acompanha a celebração religiosa há mais de 30 anos. Ela conta que São Francisco de Assis lhe proporcionou dois milagres.

“Eu recebi duas graças. A minha primeira filha ficou entre a vida e a morte e eu fiz a promessa para São Francisco, para que minha filha voltasse à vida, e no momento que eu fiz a promessa, uma hora e meia ela voltou à vida. E no ano de 1984 eu também fiquei entre a vida e a morte e voltei à vida, mas no momento que eu estava para voltar à vida, eu voltei, por isso minha devoção a São Francisco”, afirmou dona Josefa.

A dona Maria de Jesus, 67 anos, relata que também venceu um problema de saúde graças a intercessão do santo. “Estou aqui muito bem. Fiz uma cirurgia de aneurisma e graças a Deus eu não sinto nada. Eu venho para agradecer, também pela minha filha, pelos meus netos e bisnetos. Venho pedir saúde e paz para todos”, colocou.

O arcebispo de Teresina, Dom Juarez Sousa, vai encerrar as festividades, com a celebração de uma missa no santuário às 19h.