A Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí informou que o descarrilamento do metrô de Teresina, nessa sexta-feira (10), foi causado por uma dilatação dos trilhos e abertura de bitola. No momento do ocorrido, o VLT transportava menos de 100 passageiros.

O descarrilamento ocorreu quando o metrô estava no bairro Ilhotas, próximo à estação Piçarra, e seguia rumo ao Dirceu. Diante do fato, a Companhia Ferroviária informou que está realizando os reparos necessários para correção da via férrea e recolocação do VLT nos trilhos.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1
Metrô sai do trilho e assusta moradores em Teresina

O serviço foi suspenso e será reestabelecido após os procedimentos necessários para retomada do metrô aos trilhos. Conforme a operadora do transporte, a expectativa é que o problema seja resolvido o mais rápido possível.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1
Técnicos avaliam a situação do metrô

Maquinista incrédulo

O maquinista Raimundo Alves contou ao GP1 que ficou surpreso com o descarrilamento do VLT, e de imediato não conseguiu encontrar nada que justificasse o ocorrido. “A gente vinha no sentido normal, horário normal, do nada ele descarrilhou, não tinha nada no trilho, era uma subida e o trem vinha lento”, afirmou Raimundo Alves.

Moradores da região também informaram que os trilhos não recebiam manutenção necessária, e que no momento do descarrilamento quase chegou a atingir uma criança.