O secretário de Educação do Piauí, Washington Bandeira, acompanhou o segundo dia de aplicação de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, neste domingo (12). Ele destacou a preparação dos estudantes estaduais e falou sobre as expectativas em relação aos resultados do exame, além de ter comemorado o baixo índice de ausência no estado.

Em entrevista ao GP1, o secretário ressaltou as ações de preparação da Seduc e a influência delas na pequena taxa de abstenção do Piauí durante o primeiro dia de prova. “Nós registramos a 5ª menor taxa de ausência [de alunos] do Brasil. Isso se deve também à nossa ação de preparação, de motivação, de engajamento e mobilização dos nossos estudantes, desde a inscrição até este momento último da prova. Nós os acompanhamos em todos esses momentos, em todo o ano, em toda a jornada de preparação, incentivando bastante a inscrição e, depois, com uma série de ações de fortalecimento das aprendizagens, uma série de projetos inovadores”, declarou Washington Bandeira.

Em seguida, ele passou uma mensagem de confiança para os estudantes e reforçou o apoio da Seduc para o sucesso dos alunos piauienses. “Até o último minuto, nós estamos com os nossos estudantes, aqui no Dia E, com vários stands, em vários pontos, em todo o Piauí, para prestar essa assistência com uma caneta, com uma água, com um chocolate, mas, acima de tudo, com uma mensagem de muita confiança e de muita tranquilidade (...)”, disse o secretário de educação do Piauí.

Por fim, Washington Bandeira falou sobre a expectativa do desempenho do Piauí no Enem. “Nossos alunos e alunas da Seduc estão muito bem preparados, estão confiantes, então o que nos cabe aqui é prestar essa mensagem de positividade e de serenidade, para que eles obtenham o tão sonhado ingresso no Ensino Superior. A expectativa para hoje é de que o Piauí figure no topo das aprovações, com excelentes resultados”, concluiu o secretário.

Expectativas para a prova

Ao GP1, o estudante Ruan Rithely, que quer fazer curso de análise de desenvolvimento de sistemas, falou sobre a preparação e de seu esforço para a realização do exame. “Minha preparação começou desde o começo do ano, fui me preparando, estudando, na escola também fiz testes (...) com fé em Deus vou passar, tenho muitas expectativas e confiança e também estudei muito para passar”, declarou o aluno.