Foi lançado nesta terça-feira (28), o trabalho conjunto de combate ao Aedes Aegypti em Teresina, onde agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses da Capital e militares do 25º Batalhão de Caçadores, vão percorrer a Avenida Marechal Castelo Branco, acessando os bairros Cabral, Primavera e Porenquanto. O evento iniciou com um café da manhã na sede do 25 BC, de onde os militares saíram em marcha até a Ponte Juscelino Kubitschek.

O prefeito de Teresina Dr. Pessoa (Republicanos) destacou a importância de fazer um trabalho preventivo para evitar que as doenças provocadas pelo mosquito Aedes aegypti aumentem, sobretudo, agora o início do período chuvoso.

"Trabalhar sempre um olhar preventivo é a melhor forma, quando a gente faz isso, aas coisas acontecem menos. O Exército sempre foi parceiro, não só na missão, mas nas políticas públicas, aqui é uma questão social que assola todo o Brasil. Essa parceria no cuidar contra os mosquitos que causam várias doenças como a dengue, zika vírus, chikungunya e a síndrome de Guillain-barré. A prevenção do Exército com o Centro de Zoonoses, é a sujeira, pois mesmo que as pessoas sejam educadas, muitas acabam jogando lixo nas ruas e isso acumula água, acumula sujeira", disse o prefeito.

Centro de Zoonoses

O direto do Centro de Zoonoses, Élcio Leite, falou sobre a importância do trabalho de prevenção que está sendo feito em parceria com o Exército Brasileiro em todas as zonas da Capital. “Os 238 agentes de endemias e os militares vão participar da ação, que segue cronograma em outros bairros a partir do dia 29 de novembro. Vamos iniciar pelos bairros da zona Norte. Estamos iniciando os trabalhos em novembro, antes do período chuvoso, como forma de prevenção”, explicou Élcio Leite, gerente de Zoonoses da Capital.

Exército Brasileiro

O comandante do Exército, Tarabossi Sérgio, explicou que o primeiro passo foi fazer o trabalho de capacitação junto aos agendes da prefeitura para, na data de hoje, iniciar as ações de conscientização da população, bem como o combate às doenças causadas pelo mosquito.

"O 25 BC tem um legado histórico de apoio a sociedade piauiense. Ter esse trabalho em conjunto com os agentes vai ajudar a conscientizar a população no combate ao mosquito Aedes aegypti contra dengue, chikungunya e zika. Nós tivemos a primeira fase que foi a capacitação junto aos agentes da saúde da Prefeitura, a partir disso, vamos trabalhar em conjunto. Sempre vai ter uma dupla sanitária com a gente para trabalhar a prevenção. Iniciamos hoje esse trabalho que vai ser intermitente, de acordo com a demanda e agenda do 25 BC”, explicou Tarabossi.

Treinamento

Todos os militares foram treinados para o combate ao Aedes aegypti e receberam bolsa com kit idêntico ao que os agentes de endemias trabalham para procurar o mosquito transmissor da dengue e evitar a disseminação da doença. Medidas simples, como evitar acúmulo de água em vasos de plantas e em pneus, contribuem para inibir a proliferação do mosquito e resguardar a saúde.