A população de Dom Expedito Lopes promoveu uma manifestação, na noite dessa terça-feira (07), em repúdio à decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), que determinou a cassação do prefeito e da vice-prefeita do município, Valmir Barbosa e Evanil Conrado de Moura Lopes, por compra de votos e abuso do poder político e econômico.

Na ocasião, os moradores se vestiram com blusas brancas e levaram balões brancos durante uma caminhada por diversos pontos da cidade. O prefeito cassado, Valmir Barbosa, também esteve presente na passeata, que seguiu de maneira pacífica pelas ruas do município.

Nas redes sociais, alguns manifestantes classificaram a manifestação como um “marco histórico jamais visto na região”, e apontaram alguns feitos em Dom Expedito Lopes sob a gestão de Valmir Barbosa. “Um líder municipal que vem transformando a realidade do município, proporcionando mais qualidade de vida para a coletividade, saúde, educação, estrutura, salários em dia, emprego e renda para todos”, publicou um apoiador.

Julgamento

A sentença que determinou a cassação de Valmir Barbosa e Evanil Conrado de Moura Lopes foi determinada durante sessão da Corte Eleitoral do TRE-PI, realizada nessa segunda-feira (06). No julgamento, os juízes de 2º grau decidiram, por unanimidade e em consonância ao parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE), pela cassação dos mandatos eletivos por compra de voto.

A decisão foi baseada em gravações de áudio e câmeras de segurança da casa de um eleitor, que às vésperas da eleição recebeu a visita do então candidato à reeleição. Nesse cenário, Valmir Barbosa ofereceu a quantia de R$ 2 mil e a promessa de serviço elétrico próximo à residência do potencial eleitor, que gravou toda a conversa.