A Polícia Rodoviária Federal no Piauí (PRF) no Piauí efetuou a apreensão de 120m³ de madeira nativa transportada irregularmente em um caminhão, conduzido por um homem de 33 anos. O material havia saído do Pará com destino a Bahia, e foi interceptado pelos agentes da PRF na cidade de Palmeirais.

Segundo informações da PRF, os agentes realizavam fiscalização na divisa entre a cidade de Palmeirais, no Piauí e Parnarama, no Maranhão, quando avistaram dois caminhões e fizeram a abordagem.

Foto: Divulgação/PRF
Madeira nativa apreendida

Aos policiais, o motorista afirmou que a madeira era produto florestal processado, e por conta disso foi solicitado que ele apresentasse a documentação obrigatória para o transporte do material. Durante a análise, os agentes perceberam que havia algumas irregularidades.

Algumas informações dos registros não correspondiam aos dados dos sistemas de fiscalização, oportunidade em que foi iniciada uma inspeção minuciosa na carga. Nesse momento, os agentes perceberam que os documentos eram falsos e que a carga não possuía guia florestal.

Diante disso, o motorista foi encaminhado à Delegacia de Polícia Federal de Teresina, onde foi autuado por uso de documento falso e transporte de madeira sem licença válida. A carga foi apreendida e está à disposição dos órgãos ambientais responsáveis.