A Equatorial Piauí realizou nesta sexta-feira (22), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a formatura da quarta turma da Escola de Eletricistas 2023, em Teresina. Foram formados 25 novos profissionais, sendo 13 homens e 12 mulheres, que estão aptos a atuarem no mercado de trabalho, uma vez que estão habilitados em todas as normas regulamentadoras necessárias para atuar no setor elétrico.

A gerente de Gente e Gestão da Equatorial, Kleyse Kelly, representou no evento o presidente da Equatorial Piauí, Hélio Rafael. Em entrevista ao GP1, ela comentou que os principais objetivos da Escola de Eletricistas são qualificar a mão de obra, fomentar a empregabilidade no Piauí e capacitar os profissionais a atuarem em redes de distribuição de energia espalhadas por todo Brasil.

"Esse projeto da Escola de Eletricistas é um projeto de toda Equatorial. Aqui no Piauí é a quarta turma que estamos formando e a ideia é formar profissionais para o futuro, fomentar a empregabilidade no estado e em todos os estados onde o grupo Equatorial atua, e ter profissionais prontos e formados para atuarem no setor elétrico, aptos não só a atuarem no Piauí, como no Brasil todo", expressou Kleyse Kelly.

A formação a qual os alunos foram submetidos durante 6 meses no Centro de Formação do Senai também contou com educação socioemocional, conforme explicou Heline Melo, gerente das Escolas do Senai em Teresina.

"O Senai atuou com muita satisfação está junto com eles. Os alunos estão saindo formados como eletricistas de rede de distribuição não só com a formação técnica, profissional, mas também com conteúdos socioemocionais, com todos os cursos necessários para atuação como eletricista de rede. Então, os alunos estão de parabéns, a Equatorial está de parabéns por essa iniciativa, e o Senai também por fazer parte desse projeto tão importante", disse Heline Melo.

Turma com mais mulheres

Entre os 25 profissionais formados, 12 são mulheres, caracterizando essa quarta turma como a que teve maior participação feminina. Manoela Carneiro, que é uma das alunas formadas, atribuiu ao momento o sentimento que "é muito gratificante, porque eu faço parte dessa porcentagem de mulheres que estão no curso, não foi fácil, foi um curso muito intenso e estou honrada", expôs a aluna.

Por sua vez, o profissional David Silva Viana, que foi homenageado como um dos melhores alunos da turma, relatou como sendo enriquecedora a formação na Escola de Eletricistas. "Foi muito enriquecedor participar desse curso no Senai, que a empresa Equatorial disponibilizou o curso. Aprendemos muito no Centro de Formação do Senai, através da Equatorial que patrocinou todo o curso para a gente. Fiquei muito feliz em ter sido homenageado como um dos melhores alunos, não esperava essa homenagem e fiquei muito feliz com isso", manifestou o homem.

Escola de Eletricistas

A Escola de Eletricistas é uma realização do E+ Profissional, projeto do Programa de Eficiência Energética do Grupo Equatorial Energia e regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A plataforma E+ Profissional visa qualificar pessoas para o mercado de trabalho e promover a conscientização sobre o consumo consciente e segurança com o uso da energia elétrica.