A Polícia Civil do Piauí deflagrou na manhã desta quinta-feira (18), em Teresina-PI, Timon-MA e Fortaleza-CE, uma operação para dar cumprimento a mandados judiciais relacionados a um grupo criminoso que realizava a compra de veículos, utilizando meios fraudulentos para obtenção de crédito bancário em nome de vítimas, que eram selecionadas mediante promessa de emprego. Até o momento, três pessoas foram presas, uma delas com documento utilizado para a fraude.

A fase ostensiva da operação foi desencadeada pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática, coordenada pelo delegado Humberto Macola, com apoio da Gerência de Polícia Especializada, Polinter e, também, do 11º Distrito Policial de Teresina.

Foto: Lucas Dias/GP1
Delegado da Polícia Civil do Piauí, Humberto Macola

“A operação consiste na promessa falsa de emprego, que os criminosos faziam, e, a partir da obtenção de documentos das vítimas, financiavam veículos sem o conhecimento delas”, pontuou o delegado Humberto Macola.

De acordo com o delegado Tales Gomes, gerente de polícia especializada, aproximadamente 20 policiais civis cumprem os mandados, oriundos da investigação que iniciou ainda no ano de 2022.

Investigações

Ainda conforme a Polícia Civil, as investigações começaram em 2022. Desde então quatro pessoas já foram presas por participar do esquema criminoso, sendo duas em Teresina, uma em Timon, e uma no Ceará. Além disso, ainda resta um foragido, em Portugal.