O Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco) deflagrou, nas primeiras horas da manhã deste domingo (21), operação contra membros da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) visando o cumprimento de 14 mandados de busca e apreensão. Durante a ação, seis acusados foram conduzidos e cinco deles foram presos. Além disso, vários materiais ilícitos foram apreendidos.

A operação foi realizada na Vila Santo Afonso, no bairro Matadouro, na zona norte de Teresina. Em entrevista ao GP1, o delegado Laércio Evangelista detalhou que os presos possuem antecedentes criminais por tráfico de drogas. Além disso, foi desvendado que a facção criminosa alugava imóveis na região para venda de drogas e julgamentos do Tribunal do Crime. Contudo, os responsáveis por esses aluguéis já foram identificados.

"Foram 14 mandados de busca e apreensão, seis pessoas presas, algumas delas já com antecedentes criminais e diariamente estamos nessa luta de combate à criminalidade. A maioria [dos seis presos] já tem passagem por tráfico na zona norte, eles alugam imóveis para comercializar esses entorpecentes, são todos eles faccionados e a região era liderada pelo PCC. Já identificamos os responsáveis pelos aluguéis desses imóveis onde estavam acontecendo essa comercialização de entorpecentes. Inclusive, local onde chegou a acontecer o Tribunal do Crime, onde eles dão sentença de morte para quem infringir as normas da facção", informou o delegado Laércio.

A ação foi deflagrada com apoio da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, da Gerência de Polícia Especializada (GPE), do Canil da Depre, do Canil da Guarda Civil Municipal de Teresina e também da Polícia Militar do Piauí.

Investigações

Ao GP1, o delegado Charles Pessoa, coordenador do DRACO, relatou que a ação foi desencadeada em desdobramento a investigações realizadas na Vila Santo Afonso ainda no mês de abril, em que foi evitado a execução de um homem sequestrado pelo PCC em Teresina.

"Essa operação é uma continuidade de uma investigação, de uma ação do próprio DRACO no final do mês de abril, nós deflagramos uma ação policial na própria Vila Santo Afonso, com intuito de evitar a morte de um indivíduo por ação do Tribunal do Crime, nós conseguimos evitar a morte de uma pessoa, efetuamos a prisão de dois criminosos que pertencem a uma facção criminosa, além da apreensão de três armas de fogo e muita droga", começou o delegado Charles Pessoa.

Em seguida, o coordenador do Draco afirmou que mais ações serão deflagradas após as investigações, prisões e apreensões realizadas neste domingo: "ela [a operação] não vai se encerrar no dia de hoje, inclusive, amanhã nós vamos estar na Vila Santo Afonso fazendo um acompanhamento, fazendo um monitoramento e apagando todas as pichações que fazem referência a facção criminosa, que é uma ação integrada da Secretaria de Segurança e da Prefeitura de Teresina com objetivo de combater essas facções criminosas", pontuou o delegado Charles.