O Sebrae iniciou a Semana do Microempreendedor Individual (MEI) em todo o país na manhã desta segunda-feira (22). O evento que terá a duração de cinco dias, iniciando suas atividades em Teresina na Praça Rio Branco, centro da Capital. A programação conta com palestras, oficinas sobre gestão, finanças e muitos outros assuntos para qualificar e informar os microempreendedores.

Ao todo, mais de 150 ações vão ser realizadas em mais de 70 municípios. O diretor-técnico do Sebrae, Delano Rocha, contou ao GP1 que o evento é uma forma de celebrar a criação do microempreendedor individual. Além disso, ele reforçou a importância desta forma de trabalho dentro do Piauí.

“Precisamos celebrar a criação do microempreendedor individual, um instrumento jurídico que foi possível tirar milhões de brasileiros da informalidade. Só no Piauí nós temos quase 100 mil microempreendedores individuais. Enfim, desburocratizar e simplificar o processo de abertura, com uma baixa carga tributária, pois esse empreendedor paga apenas uma taxa todo mês e de certa forma ele tem acesso à previdência e todos seus benefícios”, destacou Delano Rocha.

Atendimento individual

A Semana do Microempreendedor Individual é focada no atendimento individual para o público com programação voltada para a capacitação, para tirar esclarecer dúvidas sobre as obrigações do MEI, as vantagens da formalização, fazer impressão de boletos e obter informações sobre a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) – que deve ser enviada à Receita Federal até o dia 31 de maio. Segundo Delano Rocha, existe uma expectativa do evento receber mais de dois mil empreendedores a serem qualificados e informados sobre estes assuntos.

“Temos uma meta e acho que mais de 2 mil empreendedores que serão qualificados durante esse período. Além disso, a gente tem um prazo para a informação que eles têm que fazer, uma informação anual à receita, esse prazo se encerra agora no final de maio. Então, assim também é uma oportunidade deles estarem aqui consultando, pegando orientação de como proceder esse registro, essa informação para receita, às vezes, também imprimir seu boleto. A gente tem uma estrutura que foi montada nesses pontos para poder esclarecer a quem quer formalizar e orientar esses que já estão formalizados”, pontuou o diretor-técnico.

Para os microempreendedores que buscam se informar e tirar dúvidas, o evento conta com pontos de atendimento em diversos locais da Capital piauiense.

Confira os locais de atendimento:

- Sede do Sebrae e Praça Rio Branco, das 08h00 às 17h00;

- Praça da Vila Maria, bairro Vale Quem Tem, das 09h00 às 17h00, na zona leste;

- Praça do 8º Distrito do Dirceu Arcoverde, na zona sudeste da capital, das 09h00 às 17h00;

- Ceasa, bairro Saci, na zona sul, das 07h00 às 13h00;

- Praça da Telemar, bairro Mocambinho, na zona norte, das 09h00 às 17h00.

A gerente de relacionamento do Sebrae, Kelley Campeiro, conversou com o GP1, e ressaltou a importância de o microempreendedor ir aos pontos de atendimento e fazer a inscrição no Sebrae. “A ideia dessa semana é retirar todas as dúvidas dos nossos microempreendedores individuais, é fazer capacitação, orientar da melhor forma, fazer declaração, fazer parcelamento, formalização. Vamos fazer tudo aquilo que é necessário para o melhor funcionamento dessas atividades no nosso estado”, finalizou.