A Arquidiocese de Teresina reuniu, na tarde deste sábado (10), segundo a última atualização da Polícia Militar, mais de 30 mil pessoas durante a 28ª Caminhada da Fraternidade. O tema deste ano foi 'O amor chamou eu vou' e a caminhada percorreu as principais vias da cidade, com o intuito de promover a solidariedade e amor ao próximo. A concentração teve início às 16h, no adro da Igreja São Benedito, no Centro. A partir de lá, os fiéis caminharam em procissão pela Avenida Frei Serafim até o Parque Potycabana.

A caminhada contou com a segurança garantida pelo 110 policiais militares, 45 guardas STRANS, além do efetivo a pé, ciclopatrulhamento e viaturas policiais. A caminhada aconteceu após a celebração da Santa Missa, presidida pelo arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques.

Em entrevista ao GP1, o Padre Isaías Pereira, coordenador da caminhada, destacou a importância de manter a tradição do evento, além de convocar a todos para participar deste momento de fé. “Nós temos 3 cores diferentes, mostrando como a caminhada é um evento formado por várias mãos, por várias pessoas, um evento formado pela diversidade do povo de Teresina e do povo do Piauí. Então, nesse ano nós vamos colorir a Avenida com as nossas camisas. Nós queremos chamar todas as pessoas, não só hoje, mas todos os dias desse ano, todos os dias da nossa vida a respondermos sempre ao chamado do amor. Ao invés de buscarmos o caminho do ódio, de briga, de desavença, escolher sempre o caminho do amor porque é esse caminho que leva a Deus", destacou.

Dr. Pessoa

O líder do executivo municipal, o prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) também participou da caminhada, mesmo ainda de cadeira de rodas e lesionado, aproveitando para parabenizar a acessibilidade do evento.

“Agora é um momento de fraternidade. Vale a pena estar aqui, mesmo de cadeira de rodas, pois estamos em comunhão aqui. Acessibilidade também foi muito bem planejada na edição deste ano, proporcionando a nossa aproximação com Deus”, afirmou Dr. Pessoa.

Camisas

Este ano, as camisas dos participantes são nas cores branca, rosa e verde com o intuito de incluir e fortalecer a pluralidade de pessoas que participam anualmente da caminhada.

Arrecadação de doações

O dinheiro arrecadado pela Caminhada da Fraternidade beneficia os serviços da Ação Social Arquidiocesana (ASA), que acolhe e presta atendimento especializado aos enfermos, idosos, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade ou atingidas por diferentes formas de violência.