O estudante Cláudio Bastos, acadêmico do curso de Medicina da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), ganhou notoriedade após salvar uma cachorra que havia sido envenenada. O salvamento ocorreu na tarde desta quarta-feira (31), em frente à Maternidade Evangelina Rosa, no bairro Cristo, localizado na zona Sul de Teresina.

Segundo o estudante, os procedimentos para socorrer a cachorra foram adotados após ele ver o animal agonizando. "Eu estava saindo da maternidade e encontrei a cachorrinha convulsionando. Coloquei as luvas e verifiquei a via aérea dela; imaginei que ela poderia estar engasgada. Depois de ver que a faringe e a traqueia estavam desobstruídas durante as convulsões, percebi que era um caso de envenenamento", descreveu o aluno de Medicina Cláudio Bastos.

Assim que conseguiu mobilizar mais pessoas para salvar a cadela, o animal foi medicado com carvão ativado. Após os procedimentos de primeiros socorros, Pandora, um dos apelidos da cadela, foi encaminhada para o veterinário. Após a repercussão do caso, Pandora foi adotada pela enfermeira Patrícia Sousa.

No mesmo dia, representantes da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais (CPDA-OAB/PI) registraram um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente. Testemunhas também foram ouvidas para auxiliar nos esclarecimentos sobre o crime.