O juiz Alexsandro de Araújo Trindade, da Central de Audiência de Custódia de Teresina, concedeu liberdade provisória ao advogado Dario dos Santos Bispo, preso em flagrante por furto de energia na tarde da última segunda-feira (19). A decisão foi dada nessa terça-feira (20).

Ao homologar a prisão em flagrante, o magistrado destacou que não houve nenhuma ilegalidade que justificasse o relaxamento da prisão do advogado porque todos, condutor e testemunhas, foram ouvidos, assinaram o auto que encontra-se instruído com a nota de culpa, comunicações e advertências legais quanto aos direitos constitucionais do preso.

Foto: Reprodução/Facebook
Dario dos Santos Bispo

O juiz então decidiu pela concessão da liberdade provisória ao advogado mediante aplicação de medidas cautelares com objetivo de evitar “a reiteração criminosa e assegurar a aplicação da lei penal” com o fim de assegurar seu paradeiro, bem como suas atividades rotineiras.

O advogado então deverá comparecer a todos os atos, sempre que intimado, além de estar proibido de deixar a comarca, sem prévia autorização do Juízo.

A prisão

O advogado Dario dos Santos Bispo, de 33 anos, foi preso em flagrante por furto de energia elétrica, na tarde dessa segunda-feira (19), no bairro Angelim, na zona sul de Teresina.

A prisão foi feita após a Equatorial Piauí registrar boletim de ocorrência informando que uma equipe de inspeção constatou que o medidor de energia da residência do advogado estava avariado e registrando consumo incompatível com o porte da casa.

Após o registro do B.O, na Delegacia Especializada na Defesa de Bens e Serviços Públicos (DEBESP), a equipe policial juntamente com um perito do Instituto de Criminalística foram até o endereço do advogado. No local, foi constatado, no exame pericial, que “havia uma abertura em que fora cortado o fio de uma fase deixando assim de registrar a totalidade da energia elétrica consumida pela residência”.

Nomeação

Dario dos Santos Bispo foi nomeado assessor do Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Teresina no dia 21 de setembro de 2020.