Em um clima de celebração, a Polícia Militar do Piauí (PM-PI) realizou na noite deste domingo (25) um evento cívico-militar em comemoração aos 188 anos da corporação, que também contou com a promoção de 2.105 policiais, entre oficiais e praças.

A solenidade, que aconteceu na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), contou com a presença do governador Rafael Fonteles, o secretário de Segurança Pública do Estado, Chico Lucas, e do comandante-geral da PM-PI, coronel Scheiwann Lopes.

O balanço divulgado pela corporação apontou a promoção de 88 oficiais, entre eles tenentes-coronéis, majores, capitães e tenentes. Na mesma direção, 108 oficiais do quadro especial da corporação também foram agraciados com ascensão na carreira, além de 1.909 praças que também foram promovidos.

O governador do Piauí ressaltou que o fortalecimento da Segurança Pública é o cumprimento de uma promessa de campanha, considerando que esse é um dos grandes clamores da população piauiense. O chefe do executivo acrescentou que, para garantir um Estado mais seguro é preciso investir também em educação, cultura e assistência social.

"Essa promoção vai dar ainda mais ânimo, mas empenho a esses homens e mulheres que fazem a Segurança Pública do nosso estado, então, é um dia de muita emoção, não só para mim, mas para toda a sociedade piauiense. Aqui é a celebração da esperança em dias melhores, em dias com mais paz social para o nosso povo, que é a demanda principal que escutei ao longo da minha caminhada até chegar ao cargo de governador. E como o governador tem que estar sintonizado com o seu povo, é assim que estou procedendo, apoiando as forças de segurança e as nossas secretarias que fazem o trabalho social, para que, ao mesmo tempo, a gente consiga reprimir a criminalidade, mas também levar o aparelho social do estado, com educação, cultura, esporte e assistência social às comunidades, às periferias, às grandes e pequenas cidades, para aí sim termos um Estado de paz e segurança", declarou Rafael Fonteles.

Para o comandante-geral da PM, coronel Scheiwann Lopes, o objetivo é sempre trazer melhorias à corporação, refletindo em um serviço bem prestado para toda a sociedade. "São 188 anos de relevância e serviço prestado para a comunidade piauiense, nossos ancestrais fizeram o máximo e deram o melhor de si para chegarmos até aqui, então a nossa obrigação é manter essa tradição e melhorar cada vez mais, por isso essa grande valorização do nosso governador e secretário de Segurança com a nossa tropa, em que mais de 2.100 policiais militares vão ser promovidos. E na sexta-feira (23) entregamos à sociedade piauiense mais de 1.100 policiais formados, logo no aniversário da Polícia Militar quem ganha é a comunidade", pontuou o comandante.

O secretário de Segurança Pública enfatizou que esse é um momento histórico, de promoção de mais de 2 mil policiais. “Havia uma reivindicação pela promoção, e hoje felizmente hoje estamos participando desse momento histórico, são policiais que já estão há muito tempo dando o sangue, e hoje estão sendo homenageados, e, ao mesmo tempo que concedemos a promoção, pedimos mais empenho, mais dedicação, que é o pedido da sociedade piauiense”, colocou Chico Lucas.

Mais investimentos

Ainda conforme o secretário de Segurança, em breve o Governo do Estado deve dobrar o número de veículos disponíveis para o policiamento e também lançar um novo patrulhamento. “O governador autorizou, nós vamos dobrar a frota de veículos, em breve vamos lançar um novo policiamento comunitário, é um novo projeto que vai contar com rádio, inteligência, investimento em estrutura física, em equipamentos, armas e munições. Tudo isso faz parte do projeto de reestruturação da Segurança Pública”, concluiu Chico Lucas.