Os festejos em honra a São Pedro, realizados pela Paróquia de Nossa Senhora do Amparo, na zona norte de Teresina encerraram nesta quinta-feira (29) com a celebração da procissão fluvial nas águas do Rio Poti, envolvendo centenas de fiéis. O santo é considerado o padroeiro dos pescadores e os festejos em sua honra são uma tradição na localidade há quase 70 anos.

O último dia de celebrações iniciou com uma missa especial dedicada aos pescadores, realizada às margens do Rio Poti. Em seguida, ocorreu uma corrida de canoas no rio como parte das atividades festivas. Ao final da tarde, a imagem de São Pedro foi levada até o cais do Rio Parnaíba, próximo ao Iate Clube, de onde partiu para procissão fluvial.

A procissão fluvial seguiu pelo Rio Poti, chegando ao cais próximo à ponte do Poti Velho por volta das 17h. No local, centenas de devotos aguardavam a chegada da procissão. Após o desembarque, uma missa foi realizada na Capela de Nossa Senhora do Amparo, marcando o encerramento dos festejos em honra a São Pedro.

Dona Gorete, uma das moradoras do Poti Velho contou que acompanha o festejo há 10 anos, tradição que adquiriu dos seus tataravós. Na ocasião ela agradeceu as graças alcançadas, e principalmente pela saúde do filho, a quem fez uma promessa para São Pedro. "Meu filho hoje é um homem saudável, e eu devo muito a Deus, principalmente a São Pedro que abriu as portas de todos os médicos que atenderam o meu filho muito bem. Quando chega o dia 29 eu peço a Deus que me dê saúde e muita paz, e que São Pedro sempre abra as portas do caminho do meu filho e de toda a humanidade que está aqui no Poti Velho, pois são muito devotos", contou a devota de São Pedro.

História da procissão

Realizada há 69 anos, a procissão fluvial marca o encerramento dos festejos de São Pedro, realizado no Poti Velho, comunidade marcada pela pesca e artesanato. Os pescadores da região resolveram celebrar o padroeiro, devoção abraçada pela Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. As comemorações iniciam no dia 19, e depois de 10 dias de missas, festejos, novenas e quermesses a imagem do santo é levada pelas ruas da comunidade do Poti Velho.

A imagem de São Pedro sai da capela, vai em carreta até o Iate Clube e vem na procissão fluvial, ponto da festa de São Pedro. Existe toda uma expectativa não só das pessoas que ficam aguardando a chegada, como as que ficam na beira do rio durante o percurso. Assim que a imagem chega, as pessoas saem em procissão pelas ruas da comunidade, e se encerra com a missa solene celebrada no adro da capela.

São Pedro

São Pedro foi escolhido por Jesus para ser um de seus seguidores mais próximos e desempenhou um papel importante na formação da igreja cristã. Após a morte e ressurreição de Cristo, São Pedro assumiu a liderança da igreja e é considerado o primeiro papa.

A imagem de São Pedro frequentemente o retrata segurando um par de chaves nas mãos. Isso simboliza a crença de que São Pedro é o guardião dos portões do Céu, sendo responsável por receber e permitir a entrada dos fiéis no reino celestial. Essa representação é uma maneira simbólica de destacar a autoridade e a importância de São Pedro dentro da tradição cristã.