Fiéis de todas as idades participaram da celebração de Corpus Christi realizada pela Arquidiocese de Teresina, nesta quinta-feira (8). A programação foi marcada pela Santa Missa, presidida pelo arcebispo Dom Juarez, e pela procissão adornada pelos tradicionais tapetes confeccionados pela igreja com apoio da comunidade.

A celebração teve início nas primeiras horas da manhã, com o repique dos sinos da Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Dores. Durante o dia foram realizados diversos atos litúrgicos e às 16h foi celebrada a Santa Missa. Logo depois, os fiéis saíram em procissão até o adro da Igreja São Benedito, onde foi concedida a Benção Eucarística do Santíssimo Sacramento.

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, participou da celebração. “Esse dia marca a morte e ressurreição de Jesus, o homem mais importante da humanidade, de todos os tempos. Então é uma lembrança mais que justa, e hoje estamos aqui nessa celebração”, declarou o chefe do executivo.

A festa de Corpus Christi na Catedral teve como tema “Eucaristia, pão do amor e sustento da vocação”, e o seguinte lema: “Dai-lhe vós mesmos de comer”.

Tapetes

Semelhante ao ano de 2022, os tapetes foram montados em todo o percurso da procissão: na Praça Saraiva, rua Félix Pacheco, rua Rui Barbosa, Avenida José dos Santos e Silva, rua David Caldas e Avenida Antonino Freire.

Historiadores afirmam que a confecção dos tapetes é uma tradição iniciada em Portugal, e difundida no Brasil por seus colonizadores. Nesses tapetes são retratadas cenas e representações bíblicas e da fé católica, com uso de materiais como serragem, sal, borra de café, areia e outros itens.