O deputado federal Merlong Solano formalizou, no final da manhã desta quinta-feira (13), apoio à pré-candidatura do deputado estadual Fábio Novo à Prefeitura de Teresina nas eleições de 2024. De acordo com o parlamentar, que retirou o nome da disputa interna do PT para o Palácio da Cidade há poucos dias, Fábio Novo é a melhor alternativa da sigla para concorrer ao cargo maior do executivo teresinense.

Acompanhado do irmão, o ex-vereador da capital Décio Solano, Merlong destacou que Fábio representa a oportunidade real da legenda petista para conquistar o comando do executivo da capital. "É uma decisão minha e do suplente de vereador Décio Solano, da ex-secretária de Administração Ariane Benigno e outras pessoas. Eu entendo que o processo pré-eleitoral está seguindo de modo muito pertinente dentro do PT, que apresentou vários nomes preparados, mas cada partido só pode ter um candidato. Então, no final teremos que chegar a um nome, e a minha compreensão, sem demérito ao companheiro presidente da Assembleia, Franzé, é que, neste momento, o Fábio Novo está melhor posicionado dentro do processo pré-eleitoral”, argumentou Merlong, após a declaração de apoio.

Ainda conforme o deputado federal, Fábio Novo fez uma campanha destacada quando disputou a Prefeitura de Teresina em 2020 e esse legado ainda é forte entre os teresinenses. “Por conta da memória da campanha passada, que ele foi candidato a prefeito, também pelo cargo que ele exerceu no Governo de Wellington Dias, foi um cargo que lhe deu uma projeção muito grande, diferente de mim e do Franzé”, acrescentou Solano.

Entendimento

Fábio Novo, por sua vez, agradeceu a Merlong Solano e apontou que essa adesão revela que o partido vai definir seu pré-candidato na base do consenso e sem desentendimentos. “Merlong foi uma das pessoas que mais andou comigo em 2020, em Teresina, levando nossa proposta junto com Décio também. Estou feliz, pois vamos conseguir construir a unidade dentro do PT para apresentar a Teresina. Estamos consolidando esse processo a cada dia, sem racha, com consenso e no convencimento. Temos uma proposta para Teresina, que vai contar com o apoio do governador Rafael Fonteles, do ministro Wellington Dias e do presidente Lula”, afirmou Fábio Novo.